Passarelas: Com articulação de Davi, madeira de Belo Monte irá beneficiar mais de 40 mil famílias

Para melhorar a mobilidade de mais de 35 mil famílias que residem em áreas de ressaca em Macapá e mais de 5 mil em Laranjal do Jari, o senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), adquiriu através de articulação junto ao presidente da Norte Energia – Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Paulo Roberto Pinto, por meio de um termo de doação, dez mil m3 de madeira que serão utilizadas pelas prefeituras dos dois municípios para recuperação e melhoria de passarelas. O anuncio foi feito pelo senador Davi durante encontro na prefeitura de Macapá, na última sexta-feira, 16, com os prefeitos Marcio Serrão, de Laranjal do Jari e Clécio Luis, de Macapá.

A madeira que será utilizada nos serviços está atualmente estocada no pátio da usina no município de Altamira, no Pará e é fruto da supressão vegetal (vegetação retirada) do reservatório de água da hidrelétrica. Calcula-se que o valor de mercado, caso os municípios tivessem que pagar por ela seria de, aproximadamente, 23 milhões de reais. A proposta é realizar os serviços em regime de mutirão para favorecer cerca de 150 mil pessoas que habitam em palafitas. “Essa iniciativa é boa para todos porque, além de dar uma destinação social para a madeira, economiza recursos dos municípios e, principalmente, leva melhores condições de moradia para famílias que vivem em áreas periféricas onde o poder público tem o dever de estar presente”, ressaltou o senador.

A previsão é que, em no máximo 60 dias, a madeira chegue ao Estado. Na última semana, o senador reuniu-se ainda com a presidente nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sueli Araújo, para obtenção de uma autorização suplementar com licença de supressão da Norte Energia para que o próprio Ibama realize o beneficiamento na madeira doada dentro da área da hidrelétrica a fim de fazer o transporte até o Amapá com o produto dentro das medidas adequadas.

Emenda Parlamentar

Os recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre para recuperação de passarelas são de quase 4 milhões de reais. Bairros como Jardim Marco Zero, Muca, Araxá, Beirol e Nova Esperança;na zona Sul e São Lázaro e Perpétuo Socorro,na zona Norte serão alguns dos beneficiados com os serviços que serão executados pela Prefeitura de Macapá, em parceria com os próprios cidadãos. Ações que irão diminuir os impactos sociais e ambientais nessas áreas diminuindo a degradação e atendendo as necessidades das famílias quanto à locomoção em locais tão íngremes. “Esses dez mil m3 de madeira serão ainda mais importantes porque somados aos recursos que já conseguimos através de emenda parlamentar, aumentam muito mais o número de famílias beneficiadas”.

Raphaela Carrera
Assessora Parlamentar
Senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP)
96-99117-9242

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *