Pedra Branca celebra dia de São Pedro com programação especial

Nem bem amanheceu o dia e mais de 50 voluntários já estavam a postos nos preparativos de início da tradicional festa de São Pedro, padroeiro de Pedra Branca do Amapari. A programação foi aberta com carreata, seguida por santa missa, e ao meio dia foi servido aos moradores o almoço comunitário, cerca de 2 toneladas de peixes doados pela empresa Mina Tucano e Prefeitura.

Nos próximos dias 1 e 2 de julho, as comemorações continuam na Paróquia com a festa social, que terá apresentações musicais, bingos e venda de comidas típicas.

História e tradição

Quando Pedra Branca do Amapari ainda era uma comunidade agrícola, já se comemorava os festejos em homenagem a São Pedro. Foram antigos moradores oriundos da região Nordeste que trouxeram a primeira imagem do santo padroeiro.

Em 1966 aconteceu o primeiro arraial em homenagem ao santo, mas somente nos anos 2000 começou o tradicional almoço social no salão paroquial, com um cardápio que contou com 60 quilos peixe frito, baião e farofa.

Sobre São Pedro

São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica, tornou-se a pedra onde a Igreja encontra sua unidade. Homem simples, desempenhava a profissão de pescador quando Jesus o encontrou e o convidou a tornar-se “pescador de homens”, por isso é considerado como protetor dos pescadores, bem como das viúvas.

Ascom da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *