Pedra Branca do Amapari adere à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Um mês inteiro dedicado a temáticas relacionadas à valorização da vida. É este o objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semah) da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari na campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. A abertura da campanha aconteceu no último sábado, 31/8, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a palestra Suicídio e Aborto, proferida pelo coordenador do Projeto Semeamar, Manoel Felipe da Silva Júnior, que é promotor de Justiça. No dia 9, está prevista Roda de Conversa sobre bullying e oficinas de prevenção ao suicídio, a partir de 9h, no Centro Comunitário do bairro Água Fria.

O coordenador do CRAS de Pedra Branca do Amapari, Dino César, ressalta que a programação da Semah tem como um dos seus objetivos, além de promover a discussão sobre o suicídio com a comunidade, orientar os profissionais da saúde para que reconheçam os sinais de risco e auxiliem no tratamento. “Um dos objetivos das ações do projeto é a formação dos servidores no sentido de capacitá-los para a prevenção ou a intervenção em casos de suspeita de tentativa de suicídio. Preparamos momentos de formação para que nossos servidores se sintam capazes de identificar o problema e, ao mesmo tempo, conseguir intervir”, explicou.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *