Pedra Branca está entre os 80 municípios a alcançarem as metas do Programa Previne Brasil

Na última reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems-AP), Pedra Branca do Amapari ganhou destaque por bater as metas traçadas pelo Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. As execuções da Secretaria Municipal de Saúde colocaram o município entre os 80 do Brasil com melhor desempenho.

“Os dados refletem o forte trabalho realizado desde 2017 pela Prefeitura, sobretudo na atenção primária. O que diferenciou a cidade, em relação aos outros municípios, é que Pedra Branca apresentou bom desempenho em 5 indicadores do Programa, além de ter cadastrado equipes de saúde da família (ESF), conforme definição do Ministério”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Claudia Pimentel.

Além de informar sobre o desempenho nas metas do Programa Previne Brasil, que inclui as ações adotadas durante a pandemia, o encontro tratou dos desafios da gestão pública nesse período, responsabilidades da secretaria e o fortalecimento das ações do SUS, além dos novos rumos do financiamento da Atenção Primária à Saúde, capitação ponderada, desempenho das equipes e as ações estratégicas.

SOBRE O PREVINE

Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que leva em conta três critérios para realizar o repasse de incentivos financeiros aos municípios. São eles: cadastro de pessoas, indicadores de saúde (pagamento por desempenho) e credenciamentos dos programas e ações estratégicas (incentivo para ações estratégicas).

Assessoria de comunicação da Prefeotura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *