Performance ‘Além do Rio’ traz mito grego para teatro universitário (hoje é a segunda noite de apresentação)

Por Carlos Alberto Jr.

O mito grego de Medeia, personagem conhecida pelo empoderamento e crueldade, ganha uma releitura que une as culturas africana e amazônida por meio de uma performance em Macapá. O experimento teatral “Além do Rio” será apresentado gratuitamente nesta segunda-feira (18) e na terça-feira (19), às 20h, na galeria de artes da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Além do Rio” narra a história da rainha africana Medeia que é trazida para o Brasil e torna-se amante do navegador Jasão. Pouco tempo depois ele que se casar com uma esposa de cor branca e de relevante posição social. Para isso, rompe sua ligação com Medeia e quer levar os filhos.

A rainha enfurecida e dilacerada pela situação utiliza-se de todos os meios para não se ver vencida. O rancor e o desejo de vingança transitam pela ilha em um misto de ódio, dor, fúria e traição.

“Usamos o texto do dramaturgo Agostinho Olavo, que exalta duas coisas predominantes no curso, mulheres e negros. Tanto a obra original quanto a nossa performance, tem como objetivo desmistificar conceitos e quebrar paradigmas estéticos e políticos no teatro”, disse Raphael Brito, diretor do experimento.

Performance ressalta o empoderamento negro e feminino (Foto: Raphael Brito/Arquivo Pessoal)

No processo de criação da performance, os alunos passaram um dia na lha de Santana, a 17 quilômetros da capital, para despertar a capacidade de revisitar as próprias raízes culturais dos atores e vivência na ambientação do texto.

“O texto está ambientado em uma comunidade que vive nos entornos de uma mata, para isso usamos esses modos para criar caminhos criativos e sinestésicos para o artista”, ressalta Brito.

A performance fecha a 4ª edição da Mostra de Experimentos, evento que reuniu atividades práticas de alunos do curso de licenciatura em teatro da Unifap. A escolha de “Além do Rio” para conclusão da mostra se deu pela importância cultural e de representatividade feminina.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *