Pesquisa revela que carnaval amapaense pode gerar mais de 200 novos postos de trabalho temporário

O Carnaval Amapaense, considerado um dos mais expressivos da Região Norte, já começa a movimentar diversos setores da economia local, como as vendas de varejo, hotéis e bares. De acordo com o levantamento realizado pelo o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Amapá (IPDC), estima-se que nesse período o Estado oferte aproximadamente mais 200 novos postos de trabalho, considerando os segmentos voltados para o carnaval, principalmente, os de bares e restaurantes.

O IPDC leva em conta que nessa época os consumidores irão investir em serviços como bares, hospedagem, fantasias e ambulantes – que vendem desde a bebida e comida, até acessórios para os foliões.

No comércio varejista, a projeção do IPDC é de alta de 21% para as vendas em fevereiro. Segmentos que são impactados diretamente pelo consumo durante o carnaval, como vestuário, armarinho e decorações, a expectativa é que o faturamento chegue até 40%.

O diretor técnico do IPDC, Erik Rocha, reforçou que nesse período os principais segmentos que irão movimentar a economia do estado são bares e restaurantes. “A previsão é que estes dois setores respondam pela geração de empregos temporários que são gerados durante a festa, e precisam de reforço para atender a grande quantidade de consumidores”, comentou.

Neste sentido, quase metade dos entrevistados revelaram que percebem um aumento significativo no fluxo dos consumidores durante o período carnavalesco e 20% acredita que o feriado afeta de forma positiva o resultado das vendas. A ampliação do horário de atendimento e o aumento do fluxo de turistas também foram citados como pontos positivos do carnaval.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2020. As entrevistas foram realizadas em 64 estabelecimentos comerciais, dos quais 40 do segmento de lojas e armarinhos e 24 do segmento de hospedagem (hotéis, pousadas e similares).

Assessoria de comunicação da Fecomércio/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *