Pesquisador do HU-Unifap é premiado em congresso internacional na China

O Professor Dr. Thiago Afonso Carvalho Celestino Teixeira, chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, recebeu prêmio de melhor apresentação no Congresso Internacional de Medicina Tradicional, realizado na Huazhong Agricultural University em Wuhan (China). A universidade chinesa é parceira do HU-Unifap e juntas desenvolvem estudos com produtos provenientes da floresta amazônica para tratamento de disfunções sexuais masculinas como, por exemplo, a ejaculação precoce. O trabalho apresentado pelo professor Thiago recebeu a “The gold reward for the best presentation” – Recompensa de ouro pela melhor apresentação.

Em seus estudos de doutorado, Thiago analisou hábitos e estilo de vida que influenciam na função testicular de homens inférteis e destacou o uso de maconha como sendo prejudicial. O pequisador acredita que, com a pesquisa que vem realizando e com a abertura do Ambulatório de Andrologia, no futuro serviço de Urologia do HU-Unifap, o Amapá poderá “ofertar uma melhor qualidade no atendimento sexual e reprodutor da população masculina local”. Thiago também destaca que a parceria entre Universidade Federal do Amapá e a Huazhong Agricultural University está desenvolvendo estudos preliminares para compreensão de mecanismos de ação de produtos da floresta na saúde do homem de forma mais ampla.

HU-Unifap como referência internacional de pesquisa

Perguntado se há perspectiva de mais estudos produzidos no HU-Unifap serem apresentados em outros países, Teixeira afirma que “temos cada vez mais ampliado nossos convênios para estudos multinacionais e esperamos em breve anunciar novas colaborações”. A produção de pesquisa de excelência internacional desempenha papéis cruciais na vida de um Hospital Universitário por diferentes razões: avanço do conhecimento científico, que possibilita a descoberta de novas terapias, tratamentos e abordagens para condições de saúde específicas; desenvolvimento de tratamentos específicos e adaptados às necessidades da população local; impacto na saúde pública, que pode ocorrer pela descoberta de melhores práticas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças prevalentes na região; capacitação de profissionais de saúde; atração de talentos e colaborações internacionais, resultando em intercâmbio de conhecimento, tecnologias e recursos afins; valorização da instituição, que ganha reconhecimento nacional e internacional, atraindo investimentos e parcerias; inovação tecnológica, contribuindo para a implementação de tecnologias de ponta na prestação de serviços de saúde e contribuição para desafios locais e globais, fornecendo insights valiosos para questões de saúde pública, destaca ainda o pesquisador.

Sobre o HU-Unifap e a Rede Ebserh

O HU-Unifap é o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap), um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará. Está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

(Texto da estagiária Neurizete Duarte sob supervisão do jornalista Andrew Costa
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *