Pesquisadores e extrativistas de óleo de andiroba do Suriname conhecem práticas no Amapá – Por @DulcivaniaF

andiroba1

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Suriname e de extrativistas dedicados aos estudos sobre andiroba e à produção do óleo de sementes, desembarca em Macapá (AP) esta semana para a primeira ação de intercâmbio com equipes técnicas e agroextrativistas locais. A agenda faz parte do projeto de cooperação técnica entre a Embrapa e a Universidade do Suriname, aprovado na Plataforma Marketplace de Inovação Agropecuária. Os visitantes conhecerão áreas de florestas de várzea, onde há maior concentração de andirobeiras; as práticas da extração mecânica e artesanal do óleo; manterão contato direto com extratores locais e também participarão de uma apresentação de resultados de pesquisas da Embrapa em ecologia, manejo e produção do óleo de andiroba coletado no Amapá.

“Este projeto de cooperação técnica internacional é focado no óleo da andiroba. A proposta é realizarmos várias ações de intercâmbio, incluindo a extensão de nossa prática e experiência no manejo e boas práticas para a extração do óleo da andiroba, e também o conhecimento da realidade desta atividade no Suriname. Outra ação importante do projeto serão os estudos específicos de caracterização detalhada do óleo extraído na prensa e no método manual tradicional”, explicou o pesquisador da Embrapa Amapá, Marcelino Carneiro Guedes.

andiroba11

No Amapá, as principais localidades de estudos das andirobeiras são as florestas de várzea da Área Experimental de Fazendinha (APA) da Fazendinha, Campo Experimental da Embrapa em Mazagão e Reserva Extrativista do Cajari, onde também há ocorrência em áreas de terra firme. A programação da equipe do Suriname no Brasil iniciou pela Embrapa Amazônia Oriental (Pará), onde foi realizada uma reunião para definir os parâmetros e a quantidade de amostras do óleo de andiroba que devem ser analisadas naquele centro de pesquisas, entre outras providências. Na manhã desta terça-feira, 15/9, os pesquisadores e produtores serão recebidos na Embrapa Amapá, pelos gestores do centro de pesquisa e equipe técnica vinculada ao projeto da cooperação técnica com a Universidade do Suriname. No período da tarde, participarão de um seminário no Auditório Tucuju, da Embrapa Amapá, com apresentação de resultados de estudos que abrangem desde o mapeamento, fenologia e manejo das andirobeiras para uso múltiplo, estrutura diamétrica e regeneração de andirobeiras na Área de Proteção Ambiental do distrito de Fazendinha (Macapá/AP), monitoramento da produção de sementes e perdas pelo ataque da broca-da-andiroba, boas práticas para extração do óleo de andiroba e as diferenças do óleo tradicional e da prensa, passando pela nanoemulsão e controle do mosquito da dengue com óleo de andiroba, e terminando com a apresentação de dados referentes à pesquisa sobre o etnoconhecimento da extração tradicional do óleo de andiroba na APA de Fazendinha. “Serão apresentações de estudos focados no manejo e na produção do óleo da andiroba, realizados por bolsistas e pesquisadores. Também temos estudos sobre o ataque da praga chamada broca-da-andiroba, que ataca a semente e, por isso, é recomendado que a coleta seja realizada rapidamente. Caso contrário, pode ocorrer perda de 50% da produção”, enfatizou Guedes. A Embrapa Amapá já publicou recomendações técnicas com relação à coleta da semente de andiroba.

A programação continua na quarta-feira, 16/9, com uma visita de campo a comunidades extrativistas de andirobeiras na APA de Fazendinha, Campo Experimental da Embrapa em Mazagão e Ilha de Santana. Na quinta-feira, 17/9, será feita uma demonstração de extração do óleo em duas prensas, em laboratórios da Embrapa Amapá, e no período da tarde visita à Feira do Produtor, no bairro Buritizal, seguida de visita a uma farmácia de fitoterápicos que comercializa produtos à base de óleo de andiroba, em Macapá. A agenda de trabalho será encerrada na sexta-feira, 18/9, com uma visita aos laboratórios fitoterápicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), no período da manhã, e reunião de avaliação e discussões finais no período da tarde, no auditório da Embrapa.

andiroba

ANDIROBA – A andirobeira é uma árvore da floresta amazônica, com ocorrência em áreas do Brasil e do Suriname, no escudo das Guianas. Onde houve intensa exploração de sua madeira, as árvores mais grossas foram eliminadas, tornando importante a avaliação da estrutura das populações atuais e do potencial de produção. De suas sementes extrai-se um óleo com propriedades medicinais e cosméticas. Os amazônidas têm usado esse óleo para tratar várias enfermidades, mas o processo tradicional de extração demora e tem baixo rendimento. Para minimizar esse problema, as indústrias de cosméticos têm fomentado o uso de prensas. No entanto, há indicação que a extração tradicional pode ser importante para a geração e manutenção das substâncias terapêuticas. A caracterização detalhada de diferentes óleos, a otimização da prensagem e armazenamento, a geração de tecnologias específicas para mercados diferenciados e as técnicas de manejo da andiroba, podem fortalecer a economia verde e a conservação da biodiversidade amazônica.

Mais informações: Pesquisador Marcelino Carneiro Guedes – 0xx96-99905-9153 (TIM) / 0xx96-99117-0963 (Vivo)
[email protected]


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *