Pesquisas para agricultura familiar são apresentadas em evento da Contag – Por @DulcivaniaF

embrapa1

A Embrapa participa da Jornada Temática da Organização da Produção e Meio Ambiente, evento realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no período de 24 a 27 deste mês, no Hotel Rio Mar, em Macapá (AP). O principal objetivo do evento é capacitar os participantes para potencializar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como principal bandeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na melhoria da realidade dos trabalhadores da agricultura familiar. A programação consta de palestras e mesas-redondas seguidas de debates, grupos de trabalho e elaboração de uma agenda de trabalho. A abertura aconteceu na manhã de terça-feira, 24/2, no Hotel Rio Mar, reunindo dirigentes da Contag, da Fettagrap, de sindicatos de trabalhadores rurais do Amapá, Pará e Tocantins, e representantes das diversas instituições parceiras do evento, entre eles a pesquisadora Ana Euler e o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Amapá, Gustavo Castro.

Pesquisa Agropecuária – A partir das 14 horas desta quarta-feira, 25/2, o pesquisador Zare Augusto Brum Soares, do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), da sede da Embrapa, e o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, farão uma apresentação na mesa-redonda intitulada “O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade”, moderada pela Contag. Na oportunidade, serão expostas as ações e projetos da Embrapa vinculados à agenda do desenvolvimento regional, tendo por foco a agricultura familiar na região amazônica. Esta mesa é voltada a promover o debate sobre o papel da Embrapa na aproximação do seu foco de pesquisa com a realidade da agricultura familiar nos territórios, conforme prevê o acordo de cooperação técnica firmado com a Contag em 2012.embrapa11

Como parte da programação, no primeiro dia do evento foram divulgadas as atividades do calendário 2015 da Contag, como o 3o Festival da Juventude Rural (abril), o 21o Grito da Terra Brasil (maio), a 5a Marcha das Margaridas (agosto) e a 3a Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (novembro). Na tarde de terça-feira, 24/2, a equipe regional da Contag apresentou painéis sobre a contextualização do rural brasileiro e implicações no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; e A Política de Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Na manhã desta quarta-feira, 25/2, o painel tem como tema Mudanças na organização produtiva e a crescente demanda ambiental.

Na etapa do planejamento da estratégia de atuação regional, a Contag e instituições parceiras vão mapear e qualificar as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, entre outras) da agricultura familiar e levantar principais desafios e oportunidades na atuação territorial; construir estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar; mapear e qualificar as organizações político-sociais-econômicas da Agricultura Familiar nos Territórios, por unidade da federação para definir linhas de ação; relacionar os principais desafios e as oportunidades; e elaborar o Planejamento a partir dos desafios e experiências apresentadas anteriormente. Para realizar esta atividade os participantes serão distribuídos em 3 grupos. Na manhã do terceiro dia do evento, será elaborada a agenda de compromissos com atribuições estadual e regional. A realização deste evento conta com a parceria do Ministério do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Assessoria de Comunicação
Dulcivânia Freitas
Jornalista DRT/PB 1063-96
[email protected]
(96) 4009-9587 / 8137-7559
www.cpafap.embrapa.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *