PF deflagra operação contra fraudes no Lacen/AP


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (29/05) a Operação Diagnosis*, para desarticular associação criminosa que desviou cerca de R$ 1 milhão do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen/AP). A ação é resultado de um trabalho em conjunto com a Controladoria-Geral-da-União.

Cerca de 40 policiais federais cumprem 12 mandados de prisão temporária, 16 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e valores nas cidades de Macapá/AP, Ananindeua/PA e Belém/PA.

Segundo as investigações, uma servidora do Lacen/AP teria desviado a quantia para sete empresas sem nenhuma relação contratual com o órgão, por meio da inserção de dados falsos no sistema de pagamento. Os desvios de verba pública da União ocorreram entre março e setembro de 2016.

Ainda de acordo com o apurado, os depósitos feitos nas contas das empresas investigadas eram sacados e parte do valor era depositada na conta da servidora responsável pelas transferências, como uma forma de “porcentagem” pelo desvio.

O resultado da investigação policial será encaminhado a Controladoria Geral do Estado do Amapá para providências de cunho administrativo.

Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de prisão.

*Diagnosis, palavra do latim cujo significado em português é diagnóstico, que consiste na atribuição médica que visa encontrar a razão e a natureza da afecção, da doença. O nome remete a atividade desenvolvida pelo laboratório objeto da investigação, bem como a ação investigativa da Polícia Federal na busca de elementos caracterizadores da infração penal.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
[email protected] | www.pf.gov.br
(96) 3213-7569

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *