PF desarticula organização criminosa que grilava terras da União

A Polícia Federal deflagrou hoje, 20, a Operação TERRAS CAÍDAS*, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em forjar a regularização de terras da União. A ação é resultado de trabalho em conjunto com o Ministério Público Federal.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva, além de cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá/AP e Porto Velho/RO.

De acordo com a investigação criminal, os autores inseriam dados falsos de imóveis rurais pertencentes à União no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), administrado pelo INCRA, atribuindo-os a particulares. Em ato contínuo, iniciavam o procedimento de regularização fundiária junto ao INCRA, utilizando dados ideologicamente falsos.

Laudos da perícia técnica atestaram que muitos terrenos não sofreram qualquer tipo de intervenção humana, estando registrados em nome de posseiros (grileiros) que nunca exerceram atividade rural, demonstrando claramente a intenção de especular os imóveis.

Cerca de dois mil hectares foram demarcados como sendo de propriedade de particulares (o equivalente a mais de dois mil campos de futebol). O grupo atuava desde 2015 no Estado do Amapá.

Se condenados, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de inserção de dados falsos no sistema de informações, falsidade ideológica, organização criminosa e invasão de terras públicas da União e poderão cumprir até 28 anos de reclusão.

* O termo terras caídas remete ao fenômeno da natureza que desmembra as terras que ficam às margens dos rios, assim como os investigados que desmembraram ilegalmente as terras da União.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
[email protected] | www.pf.gov.br
(96) 3213-7602/7569

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *