PGJ do MP-AP prestigia entrega de doações que vão reforçar enfrentamento à Covid-19 no Estado

O enfrentamento à pandemia no novo coronavírus ganhou reforço no Estado, por meio de uma articulação do presidente do Congresso Nacional, senador da República Davi Alcolumbre, junto à iniciativa privada, registrada em evento prestigiado pela procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, na tarde desta sexta-feira (17). Ao lado do Teatro das Bacabeiras, foram entregues ambulâncias, combustível e testes rápidos da Covid-19 para todos os municípios amapaenses, com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes; o vice-governador, Jaime Nunes; parlamentares da Bancada Federal; além do prefeito de Macapá, Clécio Vieira, e mais 14 prefeitos, secretários de saúde, imprensa e sociedade civil organizada.

Por meio da campanha “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o mundo com solidariedade”, a empresa JBS, companhia brasileira do ramo de alimentos, adquiriu com recursos próprios 25 ambulâncias equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e doou aos 16 municípios do Estado. As Prefeituras também receberam doação da Petrobras, com apoio da BR Distribuidora, de 480 mil litros de combustível para abastecer os veículos que atenderão pacientes de todas as cidades do Estado. Completando as doações, 130 mil novos testes rápidos foram conseguidos por Alcolumbre, junto à Receita Federal, em Brasília, para os prefeitos reforçarem as ações de testagem da Covid-19 nos municípios.

 

Ao Estado, foram destinadas quatro ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e três foram entregues ao Município de Macapá. Os municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque receberam, cada, duas ambulâncias, sendo uma para ficar à disposição do sistema de saúde do município e a outra, encaminhada para os respectivos hospitais estaduais. Os outros 12 municípios ficaram com uma ambulância, cada.


Na entrega, Davi Alcolumbre ressaltou o trabalho realizado junto às empresas, logo que o Amapá chegou à primeira posição no ranking de contaminação. “Não são apenas ‘simples’ ambulâncias, são UTIs móveis que, neste momento, ajudarão cada município a amenizar um pouco as dificuldades enfrentadas. Uma ajuda histórica da iniciativa privada que vem em uma boa hora.”, enfatizou o atual presidente do Senado Federal.

De acordo com a PGJ, o MP-AP vem trabalhando nessa união de forças com todas as instituições em defesa da sociedade para o enfrentamento do novo coronavírus, reconhecendo a importância de apoiar as articulações e iniciativas, públicas ou privadas, que venham somar nessa guerra que é de todos, em benefício da população para vencer a Covid-19.

“Sou amapaense e acompanho o esforço que vem sendo feito pelo nosso povo e pelas autoridades para superar as dificuldades. Essas ambulâncias doadas pelo setor privado à esfera pública chegam no momento certo. Observo o Amapá, um Estado tão grande, como merecedor de um desenvolvimento na área da saúde e digno dessas ações. Estou orgulhosa e parabenizo os envolvidos nessas doações que são de uma solidariedade imensurável”, manifestou Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação: Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares e Gilvana Santos
Colaborou o fotógrafo Fabiano Menezes
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *