PGJ do MP-AP visita navio da Marinha do Brasil que presta apoio médico à população do Amapá

A convite do Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, e a promotora de Justiça titular da Promotoria de Defesa da Saúde, Fábia Nilci, visitaram nesta quarta-feira (18), o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (NDM Bahia), no Porto da Companhia Docas de Santana, acompanhadas pelo presidente da Cia, Glauco Cei. Desde o dia 9 de novembro, três navios da Marinha estão no Amapá prestando apoio médico à população local, com objetivo de amenizar os transtornos ocasionados pela falta de energia elétrica que afeta o Estado, há 16 dias.

As representantes do MP-AP foram recebidas pelo comandante do NDM “Bahia”, capitão de Mar e Guerra Charles Wilson Gomes Conti, para a visitação que contou com a participação do capitão dos Portos do Amapá, capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro, e do imediato do navio, capitão de Fragata Luiz Antônio dos Santos Junior.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, está disponibilizando 31 militares da área de saúde do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, do Navio-Auxiliar “Pará” e do Navio-Patrulha “Guanabara”. São médicos (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pneumologia), cirurgiões dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas, que estão prestando atendimentos desde o dia 11 até 21 de novembro, de 8h às 18h, no Centro de Triagem, anexo ao Hospital de Emergência de Santana (AP).

Para a promotora da Saúde é um importante apoio que os militares estão prestando, principalmente, neste momento no qual a falta de água potável tem causado problemas de saúde aos moradores de áreas menos assistidas com serviços públicos, bem como no auxílio de demandas no Estado. “É importante essa parceria, e aproveitamos a oportunidade para reforçar esse pedido para a realização de cirurgias que estão acumuladas também em razão da pandemia da Covid-19, como por exemplo as cirurgias ortopédicas”, pontou Fábia Nilci.

A PGJ agradeceu ao comando do Navio Doca Multipropósito “Bahia” pela recepção e pelos serviços disponibilizados. “Agradecemos à Marinha e ao Comando do 4º Distrito Naval pela rápida decisão e sensibilidade de deslocar os três navios para prestar essa atenção à população na área de saúde, tão necessária nestes dias de caos que todos nós estamos vivenciando no Amapá, consequência da crise energética”, manifestou Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *