PGJ Ivana Cei cumpre agenda em Brasília em busca de parcerias para fortalecer a atuação do Ministério Público do Amapá

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) está em Brasília, onde cumpre intensa agenda institucional até o próximo dia 27, para tratar de projetos focados no fortalecimento institucional e temas da pauta nacional do MP. A procuradora está acompanhada do assessor da PGJ, promotor de justiça João Furlan, do promotor de justiça Wueber Penafort, presidente da Associação dos Membros do MP-AP, e da assessora técnica do MP-AP Alcilene Cavalcante.

Na manhã desta segunda-feira (25), a PGJ e equipe participaram de reunião com o secretário-executivo adjunto de Gestão do Ministério da Justiça (MJ), Rodrigo Cezar de Melo e com o coordenador Nacional de Gestão de Convênios da Secretaria Nacional de Justiça, Claudio Lima, para tratar das parcerias entre o MP-AP e o MJ.

Durante a reunião, o Ministério Público do Amapá foi elogiado pela equipe do Ministério da Justiça em razão da capacidade de execução dos convênios. Os novos direcionamentos do MJ também foram debatidos, com a finalidade de ampliar parcerias estratégicas entre as instituições. Além dos recursos de emenda parlamentar – em execução -, Ivana Cei apresentará uma nova carteira de projetos, de transferência voluntária, diretamente ao ministro da justiça, Sergio Moro.

Na segunda agenda do dia, PGJ foi recebida pelo ministro-conselheiro francês Gilles Pecassou, na Embaixada da França, quando discutiram assuntos relacionados a fronteira do Amapá com a Guyanna Francesa, como a atualização do acordo entre Brasil e França para efetivar a cooperação entre os dois países a partir da ponte binacional, gerando, com isso, maior controle da imigração entre os países.

Outros problemas da fronteira, como garimpo irregular, pesca ilegal e o tráfico de drogas também foram debatidos. Ao encerrar o encontro, Gilles Pecassou deu uma boa notícia ao confirmar que o Consulado Francês será reaberto em Macapá para emissão de vistos franceses pelos amapaenses. A PGJ colocou a estrutura do Ministério Público em Oiapoque a disposição do Consulado para promover as iniciativas necessárias.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *