Planejamento e gestão: MP-AP inicia capacitação no método BSC para membros e servidores da instituição

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) iniciou nesta segunda-feira (18), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o curso “Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard (BSC) no serviço público” para membros e servidores da instituição. A capacitação, com duração de quatro dias, visa o aprimoramento e fortalecimento do órgão ministerial na aplicação da metodologia para construção do Planejamento Estratégico para 2020-2029.

O assessor do Procurador-Geral de Justiça, promotor de Justiça Laércio Mendes, coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/MP-AP), fez a abertura e a apresentação do instrutor do curso, Magnus Medeiros, especialista em BSC, mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, atual Diretor Administrativo na Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Magnus Medeiros agradeceu a oportunidade e disse que esse é um momento oportuno para olhar para trás e ver a história que já foi construída e, a partir desse momento, começar a construção de uma nova.

“Esse é um momento de incerteza, que pode ser positivo ou negativo, mas que na verdade é um momento muito positivo. É uma fase zero, um novo círculo no processo do planejamento estratégico da instituição. É um processo de olharmos para o horizonte e trabalharmos para chegar lá com excelência, no caso do MP-AP, daqui a 10 anos. E, é muito bom ver que o MP-AP tem ‘patrocinadores’ que estão dispostos a alcançar os melhores resultados”, ressaltou o especialista.

O coordenador da CPE/MP-AP reforçou a necessidade de realizar esse treinamento que além de esclarecer dúvidas sobre o papel dos indicadores de desempenho da organização, também vai fortalecer as relações de equilíbrio entre as unidades com questões relacionadas a estratégia, gerência, serviços e gestão da qualidade, dentre outros aspectos.

“Gostaria de frisar que o Ministério Público entra em uma nova etapa do planejamento estratégico, pois em 2019 encerra-se o que está me vigor. Vamos utilizar o planejamento anterior como experiência e, a partir disso, iremos todos para um novo momento, ou seja, esse curso marca o pontapé inicial. É a oportunidade de esclarecermos nossas dúvidas, das expectativas e o sobre o que nós queremos para o MP-AP daqui a 10 anos. Nós técnicos, servidores e membros, é que iremos juntos construir esse novo planejamento e esses dias de curso serão proveitosos e eficazes para todos nós”, manifestou Laércio Mendes.

CPE do MP-AP

A Comissão do Planejamento Estratégico do MP-AP reuniu na última sexta-feira (15), para tratar projeto e cronograma de trabalho do novo Planejamento Estratégico para o período 2020-2029. O grupo passou por uma reformulação, agregando novos integrantes de diversos setores da instituição, e com o promotor de Justiça Laércio Mendes nomeado para a coordenação, junto com a secretária-geral do MP-AP, promotora de Justiça Ivana Cei, que está licenciada até julho.

Na oportunidade, foram criados quatro Grupos de Trabalho: Diagnóstico; Comunicação; Mapa, indicadores e metas; e, Estratégia e Governança. Os grupos terão uma semana para elaborar e apresentar seus Planos de Trabalho alinhados ao projeto elaborado pela CPE do Fórum Nacional de Gestão do CNMP que será o norteador do Planejamento Estratégico do MP-AP.

Sobre o Balanced Scorecard

Balanced Scorecard, “Balanço e Equilíbrio de Indicadores”, em português, é uma metodologia muito utilizada no meio corporativo que tem como principal objetivo medir e gerir o desempenho das pessoas de uma determinada equipe ou de instituição. O método foi criado nos anos 1990, pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.

Serviço:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *