Planetário Móvel Maywaka retoma as sessões de cúpula no Museu Sacaca

Copia(01)_9553_planetario

Por Alice Valena, da Agência Amapá

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) retomou neste sábado, 2, no Museu Sacaca, das 14h às 17h, as sessões de cúpula do Planetário Maywaka, único planetário móvel do Estado.

Maywaka significa Universo na Língua Palikur. O projeto tem como objetivo divulgar o conhecimento científico através da astronomia. Em todos os primeiros sábados de cada mês serão realizadas as sessões de cúpula, com apresentação de vídeos que retratam conceitos sobre astronomia e viagens espaciais.

Abrimos o espaço do planetário para que a comunidade em geral venha conhecer esta ciência tão importante, porém, às vezes esquecida”, explica Maycon Rodrigues, gerente do planetário. Além dos vídeos, há também explanações com a ajuda do aplicativo Stellarium, que possibilita fazer reconhecimento de constelações, visualização de astros e satélites. “O aplicativo é bastante didático e qualquer pessoa interessada pode baixar“, reforça o gerente.

Com prévio agendamento na administração do Museu Sacaca, o projeto científico também pode chegar às escolas. “Qualquer diretor ou professor que deseje fazer seus alunos buscarem esse conhecimento, pode entrar em contato conosco, que vamos até eles. Realizamos palestras e oficinas com construção de foguetes, com material reciclável e relógio solar, dentre outros. O Museu Sacaca também recebe em sua maloca, se a escola preferir.”

Observando Latitude Zero é outro projeto importante do Instituto que visa a observação do céu com telescópios na fase crescente da lua, também com agendamento na administração do museu. Os dois projetos são gratuitos. “O período chuvoso dificulta um pouco a visualização, ficando melhor para o segundo semestre, mas, mesmo assim, se quiserem participar, a coordenação realizará“, garante Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *