Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial é lançado no Residencial Jardim Açucena

Acompanhado dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, lançou na sexta-feira, 25, o Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST) para os moradores do Residencial Jardim Açucena. O PDST, que será executado pela empresa Sawaki Marinho, é um convênio com o Ministério das Cidades, com base na Política Nacional de Habitação (PNH), que visa, por meio do desenvolvimento de trabalhos sociais, integrar as famílias em um ambiente harmônico, onde possam se respeitar e viver em comunidade.

O senador Davi Alcolumbre destacou que o plano é a continuidade do trabalho que iniciou com a construção do empreendimento, que, além de garantir novas moradias a essas famílias, busca garantir melhor qualidade de vida. “A apresentação do plano é mais um dia de festa para todos nós, que mais uma vez estamos tendo a oportunidade de ver que o trabalho continua. O que sonhamos lá atrás, quando buscamos recurso para construir esse habitacional, está tendo continuidade. São mais de um milhão de reais que serão investidos aqui para capacitar, formar novos líderes, novos empreendedores, e desenvolver e fortalecer a vida em comunidade”, destacou.

O trabalho social, que será desenvolvido por um período de 12 meses, busca atingir mais de 6 mil famílias e tem como objetivo ações de acompanhamento sistemático dos participantes por meio do atendimento individual e familiar, de reuniões, de caráter informativo e educativo, buscando uma forma organizada de soluções conjuntas entre moradores, poder público e sociedade civil. Divididos em eixos temáticos, os projetos sociais serão: reuniões; mobilização, organização e fortalecimento social; diagnóstico; educação ambiental e patrimonial; planejamento e gestão social da intervenção; desenvolvimento socioeconômico; processo de monitoramento e avaliação.

As atividades serão programadas mensalmente e desenvolvidas no residencial. Além disso, será montado um plantão social, que atenderá diariamente as famílias com diversas orientações e instruções. Serão desenvolvidas atividades de mobilização, visitas domiciliares, oficinas socioeducativas, formação de lideranças locais, campanhas preventivas, cursos de capacitação e geração de renda.

O senador Randolfe Rodrigues falou da importância do programa e destacou a necessidade desse acompanhamento. “Esta atividade é tão importante quanto foi a inauguração desse residencial. O que está sendo lançado hoje não é apenas um programa. Não basta apenas inaugurar o Jardim Açucena, queremos que esse espaço seja um lugar bom para a vida dessas pessoas, para que elas tenham condições de criar melhor seus filhos, tendo melhores condições e atendimento de saúde, educação, lazer, e novas oportunidades de conhecimento e capacitação, proporcionando até mesmo a geração de empregos”, disse.

Clécio ressaltou detalhes sobre o desenvolvimento do programa, esclareceu dúvidas e deu encaminhamento a demandas do residencial. “Após poucos meses da inauguração, estamos aqui novamente em mais uma ação importante para os moradores, apresentando a eles um trabalho técnico social que acompanhará durante um ano essas famílias, para garantir que elas tenham um ambiente bom de moradia, formação de lideranças e para que tenhamos um retrato fiel dos moradores, para saber as suas demandas, suas necessidades”, relatou.

Clécio anunciou também novas obras que beneficiarão os moradores do residencial. “Em breve, por meio de uma emenda do senador Davi, em parceria que com o Exército, teremos uma via que passará em frente à Brigada da Foz e que também irá beneficiar os moradores do residencial e dos bairros próximos daqui, que terão uma opção de via de acesso para facilitar o deslocamento para outros bairros”, comunicou.

Durante a execução do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial, serão ofertados uma série de cursos, entre eles de artesanato em sandálias; operador de computador; salgadeiro; confeitaria básica; eletricista de baixa tensão; básico de corte e costura; forno e fogão: cozinha do dia a dia; educação ambiental e patrimonial; oficinas educativas; teatro; reaproveitamento de garrafas PET; capoeira; oficina de cidadania Anjos da Guarda; uso racional da energia e da água; combate a incêndio; oficinas sobre relações de vizinhança e relações interpessoais; ação de cidadania com foco na prevenção à saúde; evento cultural e patrimonial sobre meio ambiente, preservação e conservação de equipamentos públicos.

Também participaram da solenidade a coordenadora do Comitê Gestor do Minha Casa, Minha Vida, Mônica Dias; a gerente de Relacionamentos do Banco do Brasil, Vania Correa; a representante da empresa Sawaki Marinho, Suziane Freitas; o gerente do MP Comunitário, José Vilas boas; o vereador de Macapá, Antônio Grilo e o deputado estadual Paulo Lemos.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *