PMM dialoga com vigilantes e garante ordem bancária para pagamento de salário em 48h


Uma comissão formada por funcionários da empresa LMS Vigilância e Segurança Privada, que presta serviço à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) foi recebida nesta segunda-feira, 20, no Palácio Laurindo Banha, sede da PMM. Os trabalhadores reivindicaram o pagamento de salários atrasados. Após diálogo, gestores e técnicos do município garantiram que, em 48h, será efetuada a ordem bancária para a quitação do vencimento referente ao mês de abril de 2013. 
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Semfi), Paulo Mendes, a LMS possui três contratos de vigilância com a PMM, especificamente com as secretarias municipais da Administração (Semad), Saúde (Semsa) e Educação (Semed), que juntos resultam no repasse de R$ 4 milhões e 712 mil, ao mês, para a empresa. O secretário enfatizou que somente o mês de abril está pendente, e não dois meses, como alegaram os vigilantes.  
“A PMM pagou janeiro, fevereiro, março e abril do contrato da Educação. Nós pagaremos, em 48h, os contratos da Saúde e Administração. Mas a empresa usa o dinheiro repassado pelo município para quitar dívidas antigas e alega que a Prefeitura não está honrando com seu compromisso. Inclusive, muitos trabalhadores da LMS afirmam que entrarão no terceiro mês sem salário”, elucidou Paulo Mendes. 
Negociação de dívida da gestão passada
Paulo Mendes explicou que o pagamento de salários atrasados da gestão passada, que soma R$ 4 milhões e 978, 771 mil, está em negociação entre PMM e LMS. O secretário ressaltou que município e empresa estão quase chegando a um acordo para a quitação dos vencimentos. 
 
Ao final da reunião um novo encontro foi agendado para a próxima segunda-feira, 27, às 10h, na PMM, com a participação de representantes da Prefeitura, empresa LMS e vigilantes. Na ocasião serão debatidas formas de se evitar atrasos de salário e alinhamento de condições para a quitação da dívida da Prefeitura com a LMS, herdada da gestão passada. 
“Queremos pagar os salários atrasados que a gestão passada não honrou. Entendemos que o trabalhador não pode ser lesado por irresponsabilidade do antigo gestor, mas é preciso análise e negociação dentro da capacidade financeira da PMM. A administração do prefeito Clécio Luís é baseada no diálogo, e assim iremos resolver a situação dos vigilantes”, frisou o coordenador municipal da Mesa de Valorização do Servidor, Maykom Magalhães. 
Reconhecimento do trabalhador
A comissão agradeceu a garantia e afirmou que repassará a decisão para os demais vigilantes da LMS. O vigilante José Maria Santos, que compõe o grupo de negociação da categoria, elogiou a iniciativa da PMM em resolver a situação. “Agradecemos o diálogo com a equipe da PMM e a garantia de enviar a ordem de pagamento em 48h ao banco, para que possamos receber nossos salários. Entendemos as dificuldades financeiras do município quanto o pagamento dos vencimentos atrasados e esperamos que essa situação seja resolvida logo, da melhor forma possível”, salientou José Maria Santos. 
Também participaram da reunião os titulares das secretarias municipais para Assuntos Extraordinários (Semae), Claudiomar Rosa e da Administração (Semad), Paulo Lemos.

Elton Tavares 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *