Pode acontecer de novo: Defesa Civil alerta sobre desastres em Macapá e Santana no fim de semana

images (6)

Por Fabiana Figueiredo

Um alerta de desastres foi emitido na quarta-feira (20) para Macapá e Santana, informou a Defesa Civil, baseado numa previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Diversos pontos, principalmente na capital, já estão sendo monitorados. As rajadas de vento podem chegar aos 32 quilômetros por hora no domingo (24).

De acordo com a Defesa Civil, o alerta foi emitido porque estão previstas chuvas e rajadas que ultrapassam os 30 quilômetros por hora coincidindo com maré alta, o que pode causar inundações nas cidades, além de destelhamento de casas e queda de árvores. O órgão informou que as equipes estão preparadas para atender às possíveis ocorrências.

“A orla da cidade e os pontos próximos aos canais do Jandiá, Pedrinhas, Mendonça Júnior e Beirol são locais sensíveis a inundações. Se coincide a chuva forte com a maré cheia, esses locais possivelmente podem sofrer com inundações”, informou o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Janary Picanço, acrescentando que a orla do Aturiá também é ponto sensível e monitorado.

O alerta também é para possíveis vendavais em Macapá e Santana, segundo a Defesa Civil, principalmente nos locais onde já ocorreram problemas com destelhamento, e queda de torres e árvores, como o fenômeno que atingiu o Amapá no dia 23 de junho.

download (5)

Previsões

Para sábado (23), estão previstas chuvas alternando de leve a fraca no estado. Chuvas mais intensas devem ser registradas em Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Itaubal, com acumulados variando de 15 a 35 milímetros, de acordo com o núcleo. Estas chuvas podem se estender por Macapá e região, em forma de pancadas rápidas de chuvas, acompanhadas de fortes rajadas de ventos e trovoadas. Os ventos podem chegar a 30 quilômetros por hora em Macapá, Santana e Mazagão.

Pancadas rápidas de chuva podem acontecer a qualquer hora de domingo (24), acompanhadas de fortes rajadas de ventos e trovoadas em todo o estado. De acordo com a meteorologia, os ventos podem chegar aos 32 quilômetros por hora em Macapá, Santana e Mazagão.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *