Poeta e produtora cultural, Andreia Lopes gira a roda da vida. Feliz aniversário, querida amiga!

Eu e Andreia Lopes, no lançamento do meu segundo livro, em 2021

Sempre digo que digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amizade. Afinal, sou melhor com letras do que com declarações faladas. Acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Quem gira a roda da vida neste sétimo dia de julho é a Andreia Lopes. Uma mulher porreta e por isso lhe rendo homenagem.

A poeta, atriz, diretora, declamadora, produtora cultural e incentivadora de novos talentos, Andréia Lopes é uma personagem importantíssima para a cena cultural do Amapá. Além de uma amiga muito porreta para todos os seus afetos.

Andreia iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade atuando no espetáculo ¨ Do lado de lá” de Celso Dias. A partir daí, participou de diversos grupos, como o Movimento Cultural Desclassificáveis, onde assina como atriz e diretora e o Tatamirô Grupo de Poesias, com o qual realizou, em 2008, diversos Recitais Poéticos em Universidades e em diversos municípios do Amapá, Belém (PA), São Luiz (MA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Eu, Beto, Marcinha, Andreia Lopes e Miriam. Marabaixo da UNA em 2022

Andreia também criou o projeto itinerante “Quarta de Arte da Pleta” com objetivo de incentivar, descobrir, visibilizar e oportunizar novos talentos, em especial mulheres jovens e negras pela multiplicidade artística através da música, poesia, cinema, dança, palhaçaria e artes visuais.

Mãe da atriz Hayam Chandra, namorada/esposa do tatuador Naldo Amaral, incentivadora e agente ativa da cultura amapaense, Andreia Lopes é uma artista PHODA e uma mulher paid’égua demais!

Além disso, é leitora, colaboradora e compartilhadora deste site, é uma das pessoas que me deram moral e foi no lançamento de meu segundo livro, em 2021. Fiquei feliz por isso. Muito feliz mesmo.

Com Bruna Cereja e Andreia Lopes, no II Festival Literário de Macapá (Flimac), em 2023

Nem lembro quando conheci a Andreia, mas faz muito tempo. A gente não é, e nunca fomos de andarmos juntos, mas se encontra, sempre nos encontramos e sempre foi festa nessas controladas.

Por tudo dito/escrito acima, desejo tudo de melhor nessa vida para Andreia. Mana, que sigas com saúde. Que teu novo ciclo seja ainda mais paid’égua. Que tudo que couber no teu conceito de sucesso se realize. Que a Força sempre esteja contigo. Que tua vida seja longa. Parabéns pelo teu dia. Feliz aniversário!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *