Poeta Marven Junius Franklin lança seu livro “Rio Oiapoque [in Blues]” no Sesc Boulevard, em Belém (PA)

O escritor e poeta paraense, radicado no Amapá, Marven Junius Franklin , lancará nesta sexta-feira (29), às 17h, no Sesc Boulevard, em Belém (PA), o livro “Rio Oiapoque [in Blues]”. A obra foi lançada em Macapá no dia 31 de agosto de 2018 e contou com a presença maciça da classe artística e literária do Amapá.

A obra “Rio Oiapoque [in Blues]” traz a materialização de uma fronteira imaginária, que se concretiza aos olhos do leitor graças à poética ficcional do autor. Como o próprio nome do livro já sugere, a obra mostra a experiência de vida à realidade tucuju o que resulta em linguagem poética em constante transmutação.

Conhecemos a cidade mesmo sem nunca termos posto os pés naquele chão do extremo Norte do Brasil. Um chão repleto de girassóis petrificados e bélicos, antemanhãs no cais, fins de tarde verborrágicos e abstrações alaranjadas” – Lara Utzig, poeta, escritora e professora de língua inglesa do IFAP e revisora do livro Rio Oiapoque [in Blues]”.

Oiapoque se torna a Veneza amazônica dos amores que velejam de Saint George até a Marripá Tour. Tudo isso, enfim, recebe a incomparável beleza nas palavras do poeta mais setentrional do Estado do Amapá.

Marven Junius Franklin

Descendente de confederados norte-americanos que aportaram e apostaram no Brasil, professor de educação física, poeta ativista, com várias publicações e premiações literárias em seu currículo. Encantou-se com rios, floresta, aborígines, amores, cultura e o sentimento de grandiosidade que emana ininterruptamente destas plagas magnificas. E isso é ótimo para as letras poéticas que precisam dessas aparições para que se mantenha o encanto e a beleza da poesia. Certamente Marven vai despertar nos leitores aquele estado singular de fruição da beleza dos seus versos bem construídos.

Apesar de claramente inspirado por escritores da geração beat como Jack Kerouac, a obra subjuga divisões pré-definidas sobre formalismos presentes nos estudos literários. Aliás, desconstrução é palavra sempre latente na leitura de Rio Oiapoque [in Blues]: as generalizações e preconceitos a respeito do lugar desmoronam da primeira à última página. As poesias do livro falam do rio Oiapoque, Iaras, pores do sol e acima de tudo, girassóis”, comentou o poeta e autor da obra.

Serviço:

Lançamento do linvro “Rio Oiapoque [in Blues], do poeta Marven Junius Franklin, em Belém (PA.
Local: Sesc Boulevard.
Endereço: Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina – Belém (PA).
Data: 29/09/2018
Hora: a partir das 17h

Elton Tavares, com informações de Marven Junius Franklin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *