Polícia Federal combate esquema de desvios de recursos públicos no Amapá

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16/10), a Operação Kairós* para combater fraudes à licitação e irregularidades na aplicação de recursos públicos federais em Vitória do Jari, no Amapá.

Cerca de 12 policiais federais dão cumprimento a três mandados de busca e apreensão, nas cidades Macapá/AP e Vitória do Jari/AP. Durante cumprimento de buscas na residência de um dos investigados foi apreendido o valor de R$ 49.320,00 em dinheiro.

A investigação, que se iniciou a partir de relato do Conselho Municipal de Saúde de Vitória do Jari, apurou irregularidades em contratação emergencial por dispensa de licitação para aquisição de insumos destinados ao Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de desvio de dinheiro público, direcionamento de contratação, dispensa ilegal de licitação, falsidade ideológica, fraude à licitação e uso de documento falso. Se condenados, poderão cumprir pena de 37 anos de reclusão.

*Na mitologia grega, Kairós é o deus do tempo ou do momento oportuno. Depois de descoberta a suposta fraude, os investigados teriam oportunamente falsificado documento público para justificar a entrega parcial dos produtos adquiridos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
[email protected] | www.pf.gov.br
(96) 3213-7602

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *