Políticos do Amapá ainda não fizeram revisão biométrica, diz TRE (Via G1 Amapá)

Flávia Dias, do G1 Amapá

A maioria dos políticos do Amapá ainda não realizou a revisão biométrica, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com levantamento do órgão, 52% da população do estado fez o recadastramento desde que o processo iniciou, em fevereiro de 2013.

“Esse deputado, senador, que não vier, não poderá se candidatar, pois os títulos serão cancelados”, alertou o presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales. Ele reforçou que os detentores de mandatos devem motivar seus eleitores à procurarem os postos para revisão biométrica.

A capital possui 255 mil eleitores, e, destes, 43% procuraram os postos para revisão biométrica. Dezesseis postos de atendimento estão distribuídos pelos municípios de Macapá e Santana. Mesmo assim, a procura ainda é pequena, segundo o TRE. “A capacidade é para 3 mil atendimentos por dia, no entanto, não são feitos nem a metade”, disse o desembargador. Segundo ele, o número é considerado baixo para o tribunal, que lembra que o processo finaliza em 29 de novembro, “impreterivelmente”, afirma.

O recadastramento biométrico é uma determinação da Justiça Eleitoral para garantir maior segurança durante a votação, além de mais agilidade e precisão na identificação do eleitor. 

A população tem até novembro de 2013 para fazer o recadastramento e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O eleitor que não atualizar o cadastro terá o título cancelado e ficará impossibilitado de fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do Governo Federal, e a certidão de quitação eleitoral.

A partir de dezembro, o TRE estará fazendo a revisão biométrica nos demais municípios do estado.

Confira a lista dos postos de atendimento para biometria, em Macapá e Santana:

Na Casa da Cidadania, de 8h às  18h, na Avenida Mendonça Junior, 1452 – Centro (e aos sábados, de 9h às 17h); Biblioteca do TRE, no edifício sede do Tribunal, localizado na Avenida Mendonça Junior; Todas as Unidades do Super Fácil de Macapá, localizadas  na Rua: Claudomiro de Moraes – Novo Buritizal; Avenida Jovino Dinoá – Beirol; Avenida Raimundo Álvares da Costa – Centro e Rodovia BR 156, nº 898 – São Lazaro, com atendimento no horário de 8h às 18h. 

Também na Escola do Legislativo, de 8h às 18h, na Av. Hildemar Maia, esquina com a Av. Timbiras – Buritizal; Sebrae, de 8h às 17h, na Av. Ernestino Borges, 740 – Laguinho; Justiça Federal, de 8h às 18h, na Rodovia BR-156, s/n° – Infraero II; Companhia de Eletricidade do Amapá  (CEA), de 8h ás 18h; Prefeitura Municipal de Macapá (PMM);  com entrada pela Rua Odilardo Silva, Avenidas  Fab e Procópio Rola, de 8h às 17h; Correios, na Avenida Coriolano Jucá, 125, centro, no horário de 8h às 16h30 e Detran, na Rua Tancredo Neves, 217, São Lazaro de 8h às 17h. 

Aos sábados,  as unidades do Super Fácil atenderão de 8h às 12h e a Casa da Cidadania de 9h às 17h.

O Cartório Eleitoral (localizado no prédio do Fórum da Justiça Estadual, na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 2100, Vila Amazonas) – de 7h30 às 15h; Super-Fácil Santana (Área Portuária) – de 7h30 às 14h30min e Centro de Apoio a Juventude (Caju), que inicia amanhã, 8, no horário de 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *