População de Santana será atendida com Programa Mais Visão do Governo do Estado

Inicia nesta segunda-feira, 17 de maio, em Santana, as triagens do Programa Mais Visão do Governo do Estado. Serão atendidas pessoas acima de 60 anos, independente de haver encaminhamento médico, e a população com menos de 60 anos, desde que apresente encaminhamento para cirurgia de catarata ou pterígio (carne crescida).

O atendimento ocorrerá na Unidade Superfácil de Santana, até o dia 19 de maio, de 8h às 12h e 14h às 17h. Para ter acesso ao serviço, é necessário levar uma cópia do cartão do SUS e documentos de identificação (RG e CPF).

“Em diálogo com o secretário de Estado, Juan Mendes, e equipe técnica, a Prefeitura de Santana recebeu a boa notícia, a ampliação dos atendimentos do programa Mais Visão aos pacientes do nosso município. Inicialmente serão três dias de triagens, atendendo uma parcela da população que necessita de procedimentos oftalmológicos”, frisou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

O coordenador geral do Programa Mais Visão, Jacimone Siqueira, explica que a ação itinerante visa oferecer a prévia avaliação e tornar o processo mais ágil. Após a triagem, o paciente fará uma bateria de exames antes do encaminhamento ao Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), para realização de cirurgia.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), é atender cerca de 1,5 mil pessoas no município de Santana. Conforme avaliação e necessidade de estender o atendimento, o programa deslocará uma carreta completamente equipada com equipamentos oftalmológicos para os exames pré-operatórios, que poderá ficar no município por até 30 dias. A unidade móvel poderá atender também com a realização de testes para detecção da covid-19.

Programa Mais Visão

O programa é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos). A primeira etapa foi realizada em setembro de 2020, com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e ampliou os atendimentos com recursos do Tesouro Estadual. Desde que iniciou, o programa já realizou mais de 7 mil cirurgias oftalmológicas.

Comunicação – Prefeitura Santana
Foto: Erich Macias / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *