Por meio de credenciamento artístico, Secult/AP apoia cinco eventos neste final de semana

Nesse segundo final de semana de dezembro, uma vasta programação cultural ocorrerá na capital e no interior do Amapá. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apoiará, com o seu credenciamento artístico, cinco eventos com grande estimativa de público. Iniciando nesta quinta-feira (12), com o aniversário do município de Laranjal do Jari, a programação de eventos vai até a segunda (16) com a Festividade de Nossa Senhora da Conceição, Luau da Samaúma, Festival da Banana e Natal Solidário.

Foto: Allumé Fotografia

O suporte disponibilizado pela Secult atenderá a programações culturais em três municípios do Estado: Macapá, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho. A pasta confia no potencial artístico e econômico dessas atividades, que gerarão mais de 80 empregos diretos de técnicos e artistas credenciados, além de indiretamente ajudar na comercialização de produtos e serviços nessas regiões.

Foto: Mariléia Maciel

Com esse aporte nas atividades culturais realizadas no Estado, a Secretaria de Cultura garante mais qualidade às programações, atraindo maior público espectador e trazendo retorno para a comunidade e os seus realizadores.

Foto: Prefeitura de Laranjal do Jari

Aniversário de Laranjal do Jari

Com uma programação de 12 a 16 de dezembro, o 32º aniversário do município de Laranjal do Jari, localizado ao sul do Estado, contará com o apoio da Secult, por meio de um acordo firmado com a Prefeitura no valor de R$ 250 mil reais.

Criado no dia 17 de dezembro de 1987, o município atualmente é o terceiro mais populoso do Estado, com cerca de 50 mil habitantes. Na programação de aniversário haverá atrações gospel, casamento comunitário, rally e motocross, exposições artísticas, concurso das rainhas e shows com bandas de vários estilos para animar o público.

Foto: Mariléia Maciel

Festividade em Louvor à Nossa Senhora da Conceição

Como parte da devoção à Nossa Senhora da Conceição, comemorada no dia 8 de dezembro, a comunidade quilombola do Curiaú, Zona Norte de Macapá, realizará uma programação festejada tradicionalmente, há 70 anos, pela família “Gorgia”. O evento acontece na sexta-feira (13), a partir das 20 horas, e contará com a apresentação do Grupo Folclórico São José do Mata Fome, que faz parte do credenciamento de atividades culturais da Secretaria de Cultura.

Luau da Samaúma

Na sua 3ª temporada, o Luau da Samaúma – Especial de Natal –, acontece nessa sexta-feira (13), a partir das 17 horas, na Praça da Samaúma (Rua do Araxá, em frente ao prédio do Ministério Público Estadual). Essa edição será realizada pelo MP-AP, com o apoio do Sebrae, GEA e Prefeitura de Macapá, encerrando as atividades culturais organizadas pelo órgão em 2019.

A partir do credenciamento, a Secult abrilhantará a programação com as exposições artísticas “Memórias, ancestralidades e resistência”, de Claudete Machado; “Povo de Cultura e Fé”, de Max Gabriel; o espetáculo de teatro infantil “Buiando na Antranet”; e as atrações musicais com os músicos João Amorim, Nonato Santo e Amadeu Cavalcante, além da banda Sambarte.

14º Festival da Banana

O município de Tartarugalzinho estará em festa, de sexta (13) a segunda (16), com a 14º edição do Festival do Banana. Para que a comunidade da região aproveite a festa, a SECULT disponibilizará estrutura de palco, camarim, camarote, tendas e banheiro químico para a programação que terá culinária, esporte, dança e shows musicais.

Foto: Maksuel Martins

Natal Solidário

Dentro do calendário oficial do Governo do Estado do Amapá, a programação do “Natal Solidário” será promovida pela Secult no sábado (14), na Escola Jesus de Nazaré, a partir das 15h.

Esse evento destinado à comunidade dos bairros Laguinho e Jesus de Nazaré, contará com vasta programação cultural disponibilizada pela Secretaria de Cultura por meio de artistas credenciados. Além das atrações, haverá distribuição de brinquedos, lanches, brincadeiras, pintura facial, pula-pula e a presença do papai Noel.

Foto: Paulo Rocha

Os grupos de dança Axé Só Quebrança e os de teatro Açaideia e Entrei na Roda, credenciados pela Secult, serão as atrações especiais do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *