Por que jogos de vídeo game são tão caros?

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Por Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Alguma vez você já deve ter pensado: “por que esses esses jogos de videogame são tão caros?”. Seja porque você tem interesse em jogos ou seu filho/filha quando pede esse presente, e os preços assustam, esse questionamento já deve ter passado pela sua cabeça.

A resposta curta e crua é principalmente o valor do dólar, e a desvalorização do real em relação ao dinheiro americano. Um jogo de lançamento nos EUA custa 60$, com o valor do dólar atualmente(5,47R$) a conversão chega perto dos 300 “bonoros”, mas mesmo com o preço do dólar a 4R$ o preço de um jogo grande ainda era de pelo menos 280 reais.

Preço de lançamento do jogo fifa 21, uma das séries de jogos mais bem vendidas do mundo.

Em nossos dias, a indústria de jogos tem uma receita multibilionária, graças a diversos modelos de venda que aumentaram exponencialmente a quantidade de dinheiro que passa pela indústria. Taxas e impostos também elevam o preço de jogos que só são disponíveis em certas partes do mundo(jogos exclusivos da ásia,por exemplo), além da taxa sobre importação, ainda é necessário acrescentar o preço do transporte, o que em algumas situações dobra o preço pago para poder jogar um único jogo. Com a chegada da nova geração de videogames no final do ano a expectativa é que os preços dos jogos aumentem ainda mais.

Vários jogos também oferecem diversas versões disponíveis e acrescentam conteúdo, que com o tempo vão aumentando o preço total, da versão mais simples, adquirida inicialmente, ao jogo completo.

Com a pandemia e o obrigatório distanciamento social, a diversão em casa, sozinhos ou em pequenos grupos, e os encontros virtuais para jogar vídeo game, vão manter esse multibilionário mercado mais aquecido ainda.
Nos próximos artigos, vamos organizar umas “dicas” para economizar na compra de jogos.

Fonte: Repiquete no Meio do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *