Prazo para inscrição de projetos para Mostras do COSEMS-AP encerra dia 31 de março

O prazo para inscrição de projetos para participação na 4ª Mostra Amapá Aqui tem SUS e 1ª Mostra Estadual ImunizaSUS encerram no próximo dia 31, para equipes de profissionais dos municípios. As Mostras são realizadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), que abre oportunidades para apresentação de experiências exitosas na área de saúde. Os projetos mais bem avaliados serão premiados e apresentados no 18º congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais do Brasil (CONASEMS). A abertura será dia 14, na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), e a apresentação de projetos dia 15, no Auditório de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Amapá Aqui tem SUS

A Mostra Amapá Aqui Tem SUS chega em sua 4ª edição selecionando e premiando projetos com impactos positivos diretos na população. O objetivo da Mostra é compartilhar experiências bem sucedidas nos municípios que inovam em soluções de demandas do usuário do SUS, e fortalecer estas ações. Para garantir o equilíbrio na disputa, os municípios foram divididos em três categorias, considerando o número de habitantes, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada município pode inscrever mais de um projeto para primeira etapa que selecionarão uma experiência município para apresentação oral na segunda etapa para ser avaliada presencialmente por uma banca de três avaliadores é assim concorrer dentro da categoria.

ImunizaSUS

Como incentivo às ações de vacinação no Amapá, o COSEMS/AP realiza pela primeira vez a Mostra Estadual I ImunizaSUS, para dar visibilidade às práticas desenvolvidas nos municípios, considerando os pontos positivos, desafios e perspectivas. Cada município pode escrever uma estratégia, ou ainda se organizar por Região de Saúde e eleger um projeto que agregue uma Estratégia de Fortalecimento das Ações de Imunização comum para os municípios que formam a Região.

Para orientar e dar suporte às equipes de profissionais dos municípios, apoiadores do COSEMS/AP, com o apoio do CONASEMS, ministraram nos municípios, por Região de Saúde, as Oficina de Escrita de Projetos, voltada para gestores e técnicos. Na defesa dos projetos das duas Mostras, cada projeto será apresentado oralmente no tempo máximo de 10 (dez) minutos, e podem ser utilizados recursos de slide, vídeo, fotos ou encenação.

Seleção e premiação

A IV Mostra Amapá Aqui tem SUS irá selecionar 16 projetos, 1 de cada município, e as três melhores experiências serão premiadas para participação no Congresso Nacional. Nesta Mostra, de acordo com a categoria por número de habitantes, os primeiros lugares recebem passagem e hospedagem para participar da 18º Mostra Nacional em Goiânia-GO. Os três segundo lugares recebem R$ 1.000,00 e certificado de participação.

A I Mostra ImunizaSUS será dividida em duas etapas, na primeira serão escolhidas 9 (nove) experiências, três por Região de Saúde, e na segunda etapa, as três melhores iniciativas de cada Região serão selecionadas para a etapa nacional. Os primeiros lugares recebem passagens e hospedagens para participar do Congresso Nacional, e os municípios que ficarem em segundo lugar, recebem R$ 500,00 e certificado de participação.

Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *