Prazo para pagamento da cota única e primeira parcela do IPTU encerra no próximo dia 30

Encerra no dia 30 de abril o prazo para o pagamento em cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os carnês estão sendo entregues pelos Correios, e também estão disponíveis no portal da Prefeitura de Macapá, no endereço eletrônico http://servicos.macapa.ap.gov.br/servicosweb/home.jsf.

O pagamento do IPTU pode ser parcelado em até oito vezes e o contribuinte que pagar em cota única, garante desconto de 10%. Além disso, independente da forma de pagamento, o contribuinte adimplente nos últimos cinco anos, terá desconto extra de 2% por ano quitado, podendo chegar a 10% de desconto. Nesse caso a dedução é automática.

“Lembrando que é essencial estar em dia com o IPTU. Além de evitar as limitações acarretadas pelo débito, você também colabora com o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o subsecretário Municipal de Receita, Orcir Fernando Oliveira.

O pagamento pode ser feito pela internet, pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander ou ainda por casas lotéricas. No caso de segunda via de parcelas em atraso, o documento poderá ser emitido pela internet ou pela Central do Contribuinte.

Atualização cadastral

Em Macapá, foram emitidos cerca de 108 mil carnês de pagamento do IPTU 2021. Com a atualização de áreas edificadas no município, muitos imóveis tiveram o valor reajustado.

O subsecretário de Receita Municipal explica que desde 2008 não era realizada essa atualização cadastral. “Os imóveis que foram ampliados, reformados ou construídos, tiveram o reajuste no valor do IPTU. O trabalho foi feito por georreferenciamento e teve início no ano de 2019 com finalização em 2020”, concluiu.

A Receita orienta que o contribuinte que não concordar com os valores pode solicitar revisão. O requerimento pode ser feito pela internet no portal da Prefeitura de Macapá ou presencialmente pela Central do Contribuinte, localizada na Rua Jovino Dinoá, nº 488, no bairro do Trem.

Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *