“Precisamos resolver os problemas na fronteira para fortalecer as relações internacionais com o Platô das Guianas”, afirma vice-presidente do TJAP durante visita da Comitiva Francesa ao Amapá

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Mário Mazurek, participou, na tarde de sexta-feira (14), no Palácio do Setentrião (sede do Governo Estadual do Amapá) da recepção à delegação de autoridades francesas que buscam formar parcerias estratégicas, retomando a boa relação diplomática entre os dois países. Integraram o grupo o ministro conselheiro da França no Brasil, Olivier Fontan, senadores franceses da Comissão de Defesa e Assuntos Estrangeiros e autoridades da Guiana Francesa.

“Esse momento representa o fortalecimento e o compromisso dos dois governos, por isso é importante não só para o Amapá, mas para o Brasil e para a para Guiana Francesa. Portanto, é hora de fortalecer essa união para que esses dois povos sobrevivam a nossa amizade”, disse o desembargador. “Temos os mesmos problemas na nossa fronteira, como tráfico de drogas e garimpo ilegal, porém são problemas transfonteiriços que precisam ser resolvidos e o Judiciário está aqui para isso: para dar a sua parcela de colaboração”, finalizou o magistrado.

O governador do Amapá, Clécio Luís, disse, na ocasião, que a relação entre o Amapá e a Guiana Francesa é antiga e natural, mas a maior parte das relações se deu na informalidade, então a visita se transformou em um encontro mais que necessário. “Queremos mudar essa realidade, que a gente permute muita arte, linguagem, cultura, segurança, saúde e muita troca comercial forte e com amparo legal”, garantiu.

Os representantes da Guiana Francesa fizeram a atualização do Regimento do Conselho do Rio Oiapoque, importante órgão de debates sobre as necessidades dos moradores da fronteira para fortalecer a importância da retomada da emissão de vistos em Macapá e a criação de vistos excepcionais para facilitar o acesso dos amapaenses à França, como para agentes culturais, atletas em competição e acadêmicos em pesquisa.

O ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil, Olivier Fontan, também destacou a importância de retomar a boa relação bilateral. “Após um eclipse que viveram nossos países, nossos presidentes já têm conversado e estamos muito felizes com a visita da delegação do Senado francês, que nos permite avançar mais na cooperação que já é rica e sei que podemos enriquecer ainda mais”, afirmou.

– Macapá, 15 de abril de 2023 –
Assessoria de Comunicação Social
Texto: José Menezes
Fotos: Rafaelli Marques
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *