Prefeita Beth Pelaes participa de premiação nacional das prefeituras com mais resultados transformadores de vida

Depois de ser eleita prefeita empreendedora, concorrendo com outras 13 prefeituras do Amapá, na XI edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae nacional, a gestora de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, foi à final na noite desta terça-feira, 28/6, concorrendo na categoria Cidade Empreendedora com prefeitos das 27 unidades federativas do Brasil. Ela também esteve entre os finalistas na categoria Sala do Empreendedor.

Beth Pelaes não esteve sozinha pelo Amapá, foram vencedores nas etapas estaduais e também finalistas em outras quatro categorias prefeitos de Macapá, Tartarugalzinho, Santana e Mazagão. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) premia gestores municipais que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização na gestão pública.

A XI edição do prêmio selecionou as melhores iniciativas nas categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional, e Cidade Empreendedora.

O prefeito empreendedor transforma cidades e vidas, tem ímpeto para realizar, coragem para enfrentar desafios, capacidade para liderar e ousadia para inovar. Descobre, promove e aproveita as oportunidades para crescer, assim como conhece o seu município e sabe onde investir para fazer o desenvolvimento acontecer. Também enxerga nos pequenos negócios a força viva da economia e atua para apoiá-los, garantindo a geração de renda, emprego e prosperidade local.

“Apesar de não termos levado a premiação nacional, estarmos entre os prefeitos do Brasil que se destacaram pelos resultados transformadores da gestão na sociedade já é um reconhecimento enorme e para nós uma grande vitória.”, declarou a prefeita Beth Pelaes.

Pedra Branca do Amapari é um dos 16 municípios do estado do Amapá, está localizado no centro-oeste do território, com acesso pela rodovia BR 356 com continuidade pela BR 210, distante 189 km da capital Macapá, dos quais 88 km são de estrada de chão. Em maio deste ano, o munícipio fez 30 anos tendo como principal base econômica a pequena agricultura de subsistência. Sem arrecadação própria, tem por recursos financeiros fixos repasses federais e imposto da atividade mineradora.

A execução de políticas públicas para alavancar as áreas prioritárias da educação, saúde e infraestrutura vêm de projetos que captaneiam recursos de programas ministeriais e emendas parlamentares. A eficiência na gestão e aplicação dos recursos têm sido um diferencial para a obtenção de resultados positivos, e projetado o município em nível estadual e nacional.

O Sebrae Amapá tem sido parceiro da prefeitura de Pedra Branca do Amapari na implementação de iniciativas de fomento ao empreendedorismo e cultura empreendedora. Depois de inaugurar a Sala do Empreendedor, a prefeitura tem investido na oferta e capacitação de mão de obra para pequenos negócios além de oferecer consultoria para novos empreendimentos. Também atua na implementação de programas de educação empreendedora em todas as escolas municipais.

Desde que foi criada, a Sala do Empreendedor teve um expressivo crescimento no atendimento à abertura de novos pequenos negócios. Segundo dados do sistema SAS do Sebrae, em 2020 foram 330 atendimentos, 705 em 2021 e somente no primeiro semestre deste ano já são 705 atendimentos registrados. “Estamos aumentando em 100% o número de atendimentos a cada ano”, ressaltou o Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Marcos Borges.

Ainda segundo o agente, em 2021 foram formalizados 55 microempreendedores individuais (MEI), e 2022 já são 23 MEis formalizados até agora. Também foram capacitadas 180 pessoas em oficinas e palestras, parceria entre Sebrae-AP e a Sala do Empreendedor.

A Sala do Empreendedor tem entre seus principais parceiros o Sebrae, Unifap, Agência de Desenvolvimento do Amapá, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e JUCAP.

O Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. A XI edição do Prêmio avaliou iniciativas que estão transformando o ambiente de negócios nos diferentes territórios do país, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.

Ascom da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *