Prefeito apresenta novo Sistema de Cadastro Habitacional e anuncia edital do Jardim Açucena

IMG_3186

O prefeito Clécio Luís, acompanhado do vice-prefeito Allan Sales, recebeu a imprensa na manhã desta terça-feira, 1° de dezembro, para apresentar o novo sistema para o cadastramento habitacional no município e anunciar o lançamento do edital para o processo de seleção do mais novo conjunto habitacional de Macapá, o Residencial Jardim Açucena. A coletiva esclareceu como se dará o cadastro no sistema Habit, desenvolvido para acrescentar ainda mais segurança e transparência sobre o cadastro do munícipe.

IMG_3159Clécio Luís destacou o papel da imprensa durante o processo de seleção, fundamental para sanar dúvidas e dar resposta aos questionamentos, acrescentando ainda mais transparência, uma vez que o sistema é acompanhado por órgãos fiscalizadores. “Apresentamos o novo sistema à equipe da prefeitura, para técnicos de tecnologia da informação de todo o estado e órgãos de controle. Aprimoramos o sistema e continuamos dando transparência ao cadastro habitacional do Município para garantir mais segurança e celeridade neste novo processo de seleção do Açucena. Vale ressaltar que a prefeitura está prestes a anunciar a listagem final dos beneficiados do Conjunto Habitacional São José, que já está concluído”.IMG_3130

A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Macapá, Mônica Dias, explicou que o aperfeiçoamento do sistema irá melhorar o acesso do usuário. “Garantindo maior controle por parte da gestão e dos órgãos fiscalizadores, que terão acesso a todas as informações relacionadas ao banco de cadastro”. O superintendente estadual do Banco do Brasil, Sadír Luís Hendges, parabenizou o prefeito por esclarecer sobre o novo sistema e reiterou a disposição da unidade financeira como agente repassador dos recursos aplicados na construção de projetos que atendem aqueles que têm mais dificuldades para garantir a casa própria. “O Governo Federal vem fazendo um esforço para garantir moradia digna aos brasileiros em muitas localidades do país e o BB tem participaIMG_3118do desses empreendimentos, se colocando à disposição para que chegue às mãos daqueles que mais precisam”.

Atualmente, o Município possui cerca de 30 mil pessoas cadastradas no banco de dados habitacional e o novo sistema será aberto para atualização de dados e novos cadastros. Uma das novidades é a emissão de um resumo sobre o perfil do inscrito, declarando a quantidade de critérios atingidos e em que grupo está inserido no processo de seleção. O engenheiro da computação André Loureiro fez uma demonstração do sistema desenvolvido, cuja ficha de cadaIMG_3150stro conta com perguntas objetivas e campos fechados, o que facilita seu preenchimento e o seu filtro. O cidadão, ao finalizar o procedimento, poderá imprimir e, caso tenha informado seu e-mail, receberá sua ficha automaticamente no próprio endereço eletrônico. O cidadão irá gerar uma senha do seu cadastro ao se inscrever no banco de dados do Município.

IMG_3142O sistema será liberado nesta quinta-feira, 3, ficará aberto até o dia 18 de dezembro e poderá ser acessado por meio do site www.macapa.ap.gov.br, onde um link direcionará o usuário para um servidor à parte, contendo todas as informações para o novo cadastro e a atualização de dados, que será obrigatória em função do lançamento do edital do Residencial Jardim Açucena. Todos os cadastrados no banco de dados da prefeitura precisarão fazer o recadastramento. Uma intensa campanha educativa será feita para esclarecer o passo a passo das inscrições.

O cidadão poderá fazer o cadastro de qualquer computador, tablet ou celular que tenha acesso à internet, democratizando e desburocratizando o processo, além de impedir qualquer interferência de terceiros, visto que o cadastro é autodeclaratório e que as informações inseridas pelo usuário deverão ser comprovadas por meio das visitas técnicas.IMG_3172

Residencial Jardim Açucena

É o mais novo conjunto habitacional construído pela Prefeitura de Macapá para atender famílias que necessitam de moradia digna na capital. Ele está sendo construído pela Direcional Engenharia e é mais um empreendimento pactuado pela prefeitura pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Serão entregues 1.500 apartamentos, cuja obra já está cerca de 50% construída.

Andreza Sanches/Asscom PMM
Fotos: Max Renê
Prefeitura Municipal de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *