Prefeito Clécio entrega lousas digitais interativas e moderniza salas de aula nas áreas urbana e rural

IMG_5248

Macapá é o primeiro município do Amapá a disponibilizar na rede pública de ensino lousas digitais interativas. Quatrocentos equipamentos foram entregues pelo prefeito Clécio Luís na manhã desta segunda-feira, 13, no auditório do Sesi, à direção de 80 escolas municipais. Resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão do senador Randolfe Rodrigues, a nova ferramenta pedagógica digital atenderá mais de 1.277 turmas, beneficiando diretamente aproximadamente 36 mil alunos do ensino fundamental, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

IMG_5139

Com a presença dos senadores Randolfe Rodrigues, Davi Alcolumbre, deputado estadual Paulo Lemos, além de alunos, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o prefeito Clécio Luís mencionou o empenho da bancada federal, a contribuição do senador Randolfe com as conquistas e a revolução do processo de aprendizagem da rede municipal. Além disso, destacou o nível de envolvimento dos técnicos e docentes, agora com o auxílio de ferramentas como a lousa digital, que tem provocado mudanças significativas nas salas de aula do município de Macapá.

IMG_5178

“Atualmente, quase todas as nossas crianças têm um smartphone, o mundo está digital e precisamos acompanhar essa diversidade de recursos audiovisuais disponíveis. Agora temos a possibilidade de ter o professor, a sala de aula e um recurso didático que transformará o processo de ensino na rede municipal, complementando e enriquecendo a tarefa dos professores”, complementou Clécio Luís.

A ferramenta funciona como projetor multimídia, computador interativo e lousa eletrônica, que possibilitará ao aluno e ao professor interação direta com a tela projetada pelo computador com o uso de uma caneta digital. O recurso didático auxiliará os docentes municipais na ampliação de conhecimento e na busca pela inclusão digital e dinamização do ensino.

IMG_5255O senador Randolfe Rodrigues apontou o empenho da Prefeitura de Macapá para com o investimento e a correta aplicação dos recursos, à medida que emendas parlamentares de sua autoria são destinadas à cidade que concentra 60% da população do Amapá. “O que mais engrandece a atividade de um parlamentar é ver que ele está transformando a vida das pessoas. A educação é a única possibilidade que uma civilização tem para melhorar o seu presente e o seu futuro. A utilização deste recurso digital deixará nossas crianças mais satisfeitas com a interação do aprendizado em sala de aula”.IMG_5130

Durante a entrega dos equipamentos, técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional da Semed fizeram uma demonstração de como funcionará a ferramenta em sala de aula. Para o senador Davi Alcolumbre, o novo recurso é a oportunidade de tornar o ambiente escolar mais atrativo com novas formas didáticas. “Macapá dá um exemplo de como aplicar os recursos e avançar no desenvolvimento da educação”, disse o senador. “Os equipamentos devem ampliar as formas de ensino em sala de aula e de ações com a comunidade escolar”, declarou o deputado Paulo Lemos sobre a utilização do novo recurso nas escolas de Macapá.

IMG_5223

Apoio pedagógico

Oito escolas da comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, foram as primeiras a receber as lousas digitais interativas em abril deste ano. O secretário interino de Educação, Paulo Mendes, reforçou que as lousas digitais favorecerão a qualidade do ensino na capital, promovendo a integração entre a tecnologia e o cotidiano das escolas do município.

IMG_5160

Ao todo, 1.092 professores estão capacitados para utilizar a lousa. Até agosto deste ano, técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM) da Secretaria Municipal de Educação encerram o treinamento para 1.500 professores atuantes em sala de aula, além de pedagogos e técnicos, que estarão aptos a manusear a ferramenta, a ser utilizada de acordo com o projeto pedagógico da série. “É um instrumento diferente e que nos auxiliará bastante na aplicação dos conteúdos”, comemorou a diretora da Escola Municipal Caetano Dias Tomás, do distrito de Fazendinha, Claudirene Cardoso.

Asscom PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *