Prefeito Clécio entrega UBS do Curiaú reformada e ampliada beneficiando mais de 300 famílias

IMG_7894

A comunidade quilombola do Curiaú, zona norte da capital, recebeu com festa e roda de Marabaixo do grupo Filhos do Curiaú, a nova Unidade Básica de Saúde Hilda Iléia Sant’anna Ramos, entregue nesta sexta-feira, 13, pelo prefeito Clécio Luís. Com maior capacidade para atender a população e garantir qualidade nos serviços de saúde da comunidade e regiões como Campina Grande, Casa Grande, Curiaú Mirim e Curralinho, a unidade é a 21º já reformada através do Mutirão Prefeitura Saúde.

A unidade, que leva o nome Hilda Iléia Sant’anna Ramos, em homenagem a primeira enfermeira e parteira do único posto de saúde da região, foi ampliada e toda climatizada, recebeu serviços de limpeza, pintura geral, reforma no telhado, construção de três novas salas, banheiros, copa, casa de compressor e depósito, além de reparos no sistema elétrico, hidráulico.

IMG_7988

Clécio Luís destacou o empenho dos trabalhadores e técnicos da secretaria, para a entrega de mais um equipamento social e fez referência à homenagem à saudosa enfermeira Hilda iléia Ramos, agradecendo e reforçando a importância da cultura de um povo que constrói a cada dia a história desse Estado. “Esta unidade, além de melhorar a autoestima dos servidores, cumprirá o seu papel que é atender e acolher bem a comunidade desta região. Que ela seja mais que um equipamento social, que promova cada vez mais a integração entre as comunidades”, disse Clécio Luís, anunciando a construção da Unidade Básica de Saúde do distrito de Abacate da Pedreira, cujo projeto já está pronto.

Satisfeita, a líder comunitária Josineide Araújo reconheceu o compromisso da prefeitura com a ampliação da estrutura do posto. “Para a nossa surpresa o serviço veio mais do que esperávamos, com a ampliação e os atendimentos médicos ambulatoriais. A comunidade agradece por esta gestão acreditar que a comunidade merecia mais do que pedíamos”, disse.

Foram 70 dias de muito trabalho para que a unidade fosse entregue reformada, passando a contar agora com recepção, salas de triagem, procedimento, farmácia, dois consultórios médicos e um gabinete odontológico que atenderá em média 340 famílias, ou seja, 1700 pessoas das comunidades com consultas médicas, pré-natal, preventivos, testes rápidos e procedimentos de enfermagem (como curativos e aplicação de injetáveis), visitas domiciliares e programações de hipertensão e diabetes.

comunidade1

Carla Ramos, filha de Hilda Iléia, retribuiu a homenagem à mãe, que dedicou mais de 16 anos de sua vida aos cuidados da saúde dos filhos do Curiaú. “Obrigada por ter beneficiado a nossa comunidade, mais que uma homenagem, essa unidade representa uma nova fase na vida de todos que residem nesta região”.

A entrega da unidade foi prestigiada pelo deputado Paulo Lemos e os vereadores Antonio Grilo e Adriana Ramos, que mencionaram os números de atendimentos nas Ubs´s e a satisfação de quem procura atendimento básico de saúde. “Esta gestão colocou a saúde como prioridade, e os números de atendimentos demonstram o quanto mudou a realidade da saúde do município, desmitificando que a superlotação da emergência do Estado é culpa da atenção básica. Ao contrário, as pessoas migram para as unidades básicas porque são atendidas e encontram o serviço. A culpa do caos da saúde do estado não é do município, que muito tem feito, mesmo sem a ajuda do Governo”, disse deputado Paulo Lemos.

prefeito1

A entrega da nova unidade foi marcada por uma grande ação de saúde, com consulta médica e odontológica, exames laboratoriais, coleta de PCCU, ultrassonografias (mamária, pélvica, transvaginal e obstétrica). Além de emissão de carteira de saúde, orientação nutricional, atendimento de farmácia, atividades lúdicas e atividades de combate ao Aedes.

De Curiaú de Fora, a agricultora Railana Freitas aproveitou para atualizar o cartão de vacinas da pequena Maria Eduarda, de apenas dois meses. “Sempre consultei aqui, mas fiquei surpresa quando vi o posto de saúde todo reformado e climatizado. Não tem como negar que a prefeitura teve todo o cuidado com o conforto de quem procurará atendimento médico nessa unidade”, comentou a moradora.

Asscom PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *