Prefeito Clécio Luís anuncia para os próximos dias pagamento do Pmaq

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, em reunião na manhã desta terça-feira, 27, anunciou para os próximos dias o 2º pagamento do 2° Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB). O programa, de âmbito nacional, busca promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, para oferecer maior acesso e qualidade dos serviços à população.

“Do recurso repassado pelo Ministério da Saúde para o programa, o Município optou por utilizar 50% para o pagamento do incentivo para membros das equipes avaliadas e os 50% restantes serão utilizados para investir em melhoria para todas as equipes atuantes na atenção básica e nas condições de trabalho, com a aquisição de uniformes, aparelhos de P.A, sonar, balança, equipamentos permanentes para a Saúde Bucal, dentre outros”, destacou o prefeito Clécio Luís.

Das 64 equipes cadastradas pelo Município no programa, apenas 61 foram completadas, 22 de saúde bucal foram avaliadas e 8 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também participaram da avaliação. Ao todo, 716 profissionais receberão o pagamento do incentivo neste 2° ciclo, que beneficia as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Nasf e Saúde Bucal (SB). O Município de Macapá fez adesão ao Pmaq em abril de 2013 e foi habilitado por meio da Portaria nº 635, de 17 de abril de 2013, com um total de 64 equipes de ESF, 44 de SB e 8 do Nasf, aptas a serem avaliadas.

“O valor utilizado para o pagamento é referente ao recurso recebido pelo Município no período de novembro de 2014 a julho de 2016 e contemplará os profissionais que compõem as equipes avaliadas pelo programa, de acordo com a classificação da equipe, nível de escolaridade do cargo ocupado e tempo de serviço do profissional na equipe avaliada, admitidos em até janeiro de 2016”, informou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

“Como uma das principais prioridades da atual gestão, o setor saúde teve grandes ganhos nos últimos anos. Avançamos bastante e melhoramos consideravelmente o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos à nossa população. O próximo ano ainda será difícil, com a crise que estamos passando, mas hoje estamos em outro cenário em relação à saúde, onde temos domínio da atual situação, e podemos pensar, com muito pé no chão, e continuar avançando na próxima gestão, com esforço e dedicação de toda a equipe”, finalizou o prefeito.

Karla Marques/Asscom Semsa
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *