Prefeito Clécio Luís entrega 14ª UBS revitalizada à população macapaense

UBS11

Localizada às margens do rio Amazonas, a Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch há mais de dez anos não recebia nenhum tipo de reparo na sua estrutura. Considerada uma das mais antigas e importantes de Macapá pela localização, a UBS foi entregue à comunidade do bairro Santa Inês totalmente reformada. A cerimônia contou com a participação dos vereadores Nelson Souza, Eddy Clay, Adriana Ramos, João Henrique e Alciney Maciel, além dos secretários municipais de Saúde, Silvana Vedovelli, Paulo Dias e Elden Lage.

A reforma contemplou reparos na parte elétrica, hidráulica, climatização das salas, serviço de limpeza, pintura, paisagismo e identificação visual. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Inês, Ivaldo Souza, agradeceu o esforço da prefeitura em melhorar o ambiente da unidade de saúde. “A partir dessa reforma, as pessoas passam a ter um atendimento digno, tanto os profissionais que utilizam o local quanto a comunidade, que agora tem uma UBS confortável e bonita”.

O líder do governo na Câmara de Veadores, Nelson Souza, disse quem tem uma identidade com o bairro Santa Inês por morar na zona sul. “Eu caminho todos os dias pela orla e eram visíveis as condições em que a unidade se encontrava, e, mesmo com as dificuldades financeiras, o prefeito Clécio mostrou que tem compromisso com a saúde e com a população. A prova desse compromisso é a Rubim Aronovitch totalmente reformada sendo entregue à comunidade”.

UBS1

Há um ano, no dia 21 de junho de 2014, a primeira Unidade Básica de Saúde foi reformada nesse formato, denominado “Mutirão da Secretaria de Saúde”. Desde então, as 14 UBS’s foram totalmente revitalizadas. Essa ação começou quando se percebeu que era possível revitalizá-las com baixo custo. Das 23 existentes em Macapá, mais da metade já foram contempladas.

O prefeito Clécio Luís visitou as dependências da Rubim Aronovitch, conversou com os profissionais que trabalham no local, assim como ouviu a população que aguardava por atendimento. “Esta é a 14ª entregue totalmente revitalizada. É uma forma simples, de baixo custo e com alto envolvimento da equipe da Secretaria de Saúde. Essa ação, em forma de mutirão, começou timidamente pelo Lélio Silva. Com o passar do tempo foi aprimorada, e hoje vem dando certo”, relatou o prefeito lembrando que a próxima a ser entregue será a UBS Marcelo Cândia.

A Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch, que foi inaugurada em 1985, atualmente possui 28 salas e funciona de segunda a domingo, das 7h à 0h, com nove médicos que realizam atendimentos nas áreas de pediatria, genecologia, clínica médica, ultrassonografia e dentistas.

Texto: Adryany Magalhães
Fotos: Max Renê
Asscom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *