Prefeito Clécio Luís entrega 20ª UBS reformada no bairro Perpétuo Socorro

IMG_2987

A Prefeitura de Macapá intensificou na sexta-feira, 18, os atendimentos médico e odontológico, vacina, coleta de PCCU, teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatites, verificação de pressão arterial, peso e glicemia durante uma grande ação de saúde que marcou a reinauguração da UBS do bairro Perpétuo Socorro. É a 20ª unidade básica entregue reformada na atual gestão.

Desde 2014 que a prefeitura faz reforma nas UBS’s por meio do Mutirão Prefeitura Saúde, com serviços elétricos, hidráulicos, climatização de salas, limpeza, pintura, paisagismo e identificação visual. Durante a cerimônia, Clécio Luís agradeceu o empenho da equipe e lembrou a falta de compromisso da gestão passada com a atenção básica na capital, pois em 2012, a mesma unidade estava reformada, apenas no papel.

IMG_3577“Começamos a habilitar muitos recursos para reforma, no entanto, o recurso ainda não chegou, mas arregaçamos as mangas e solucionamos os problemas com esforço e compromisso. Todas as unidades contam com uma programação de manutenção e cronograma para futuras intervenções. A gestão preza pela manutenção, sobretudo, pelo bom atendimento, que faz toda a diferença no serviço público”.

O deputado estadual Paulo Lemos lembrou que a última reforma feita na UBS foi em 2012, mas, segundo relatos dos próprios funcionários, a unidade passou somente por uma pintura, o que não resolveu os problemas estruturais que a apresentava. “O munícipe tem satisfação em se dirigir a uma UBS de Macapá pela certeza de ser bem atendido”.

Somente com a intervenção do Mutirão Prefeitura Saúde que a unidade recebeu a atenção devida e hoje pode proporcionar mais conforto à população que utiliza dos serviços. Os vereadores Nelson Souza, Antonio Grilo e Ulisses Parente destacaram o estado em que as unidades eram encontradas, sucateadas. “Além do número de unidades reformadas, hoje a prefeitura também restabelece o orgulho da população de ter uma gestão com compromisso com a atenção básica”, disse Nelson Souza.

Beneficiária do programa Bolsa Família, Janaina Pantoja aprovou as melhorias e aproveitou para colocar em dia o acompanhamento nutricional dos filhos. “Já busco atendimento na unidade há bastante tempo, a população só tem a agradecer as melhorias na estrutura e qualidade do atendimento”, comentou a dona de casa.
IMG_3363

UBS´s reformadas

Das 21 UBS’s existentes na zona urbana, já passaram por reforma as unidades Pedrinhas (novembro 2014), Cidade Nova (março 2015), Pacoval, Álvaro Corrêa (janeiro 2015), Infraero II, Clínica Especializada São Pedro (março 2015), Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch (junho 2015), Raimundo Hozanan (setembro 2015) e Leozildo Fontoura (outubro de 2015). Da na zona rural foram 8: Tessalônica (2013), Torrão do Matapi (novembro 2014), Maruanum II (novembro 2014), Carmo do Maruanum (novembro 2014), Pacuí (dezembro 2014), Vila Progresso (maio 2015), Tracajatuba I e Tracajatuba II (julho 2015). Ainda está em andamento a reforma da unidade Pedro Barros, na Fazendinha, que está sendo com recurso de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
IMG_2843
UBS Perpétuo Socorro

A unidade possui uma equipe de sete médicos que realizam atendimentos especializados em pediatria, ginecologia, obstetrícia, clínica médica e ultrassonografia. Três equipes de saúde bucal com profissionais dentistas e auxiliares de saúde bucal que realizam restauração, extração, remoção de tártaro, profilaxia e orientação em higiene bucal.

Tem uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Todas completas com médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, nutricionistas, educador físico, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional, algo que não acontecia em gestões passadas quando as equipes não eram completas.

A UBS disponibiliza serviços básicos à população como curativo, vacina, farmácia, suplementação de ferro e Vitamina A, coleta de PCCU, ultrassonografia, dispensação de medicamentos e preservativos. De janeiro a novembro de 2015, a UBS Perpétuo Socorro realizou em média 20 mil procedimentos mensais entre consultas médicas e de enfermagem, coletas de exames, curativos, suplementações, vacinação, visitas domiciliares e outros.

Asscom PMM
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *