Prefeito Clécio Luís entrega Feira Central revitalizada a feirantes e consumidores

IMG_9827

O prefeito Clécio Luís entregou na manhã deste sábado, 26, a obra de revitalização da Feira Central. Localizada em pleno centro comercial da capital, a antiga Feira do Mercado Central há quase uma década foi desativada para receber melhorias que nunca chegaram. De lá para cá, já funcionou precariamente no interior dos mercados de peixe e carne, a contragosto dos feirantes que, pouco a pouco, retornaram para o antigo local, na Rua São José.

De forma improvisada, sem nenhum planejamento, exalando mau cheiro, a feira transformou-se também em abrigo para ratos e desocupados, e em um incômodo para os trabalhadores e a vizinhança do entorno. Apesar de tantos problemas, os clientes nunca deixaram de frequentá-la em busca de frutas, verduras e crustáceos. A Prefeitura de Macapá fez a obra tão aguardada pelos 42 feirantes, objetivando reduzir os problemas do local e melhorar o ambiente de trabalho. A abrangência da obra reduziu-se ao entorno, já que o terreno de origem está sob a responsabilidade do Governo do Estado para construção do Shopping Popular.

IMG_9864

A integração das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e demais envolvidas proporcionou ao local um novo aspecto com 42 bancas tamanho padrão de 2 metros, balcões com revestimento em alumínio galvanizado, reconstituição das instalações elétricas e hidráulicas, sistema de esgoto e pintura dos espaços. O calçamento conta com piso tátil e rampa de acesso para portadores de deficiência, além de dois sistemas de drenagem nas áreas externa (águas pluviais) e interna (retenção de areia proveniente da lavagem do caranguejo). Melhorias que contribuíram para racionalizar a divisão do espaço urbano entre feirantes, pedestres e veículos, na qualidade ambiental e, principalmente, na promoção de políticas que visam minimizar situações com impactos negativos no meio urbano.

A obra de revitalização foi orçada em R$ 110.330,33. Um avanço diante das dificuldades orçamentárias e escassez de recursos que atravessa o poder público municipal. O envolvimento e o comprometimento da gestão municipal contaram com o respaldo dos feirantes que reconheceram a importância da obra, já que vivenciavam péssimas condições de trabalho. “Tenho 71 anos, 48 como feirante. Sempre tirei meu sustento daqui e não achava justo nos deixarem trabalhar na lama. Agora temos um lugar digno, adequado para uma feira tão antiga, vizinha da Fortaleza de São José, do Mercado Central e da parte histórica da nossa capital”, ressaltou Maria Assunção dos Santos, feirante mais antiga e homenageada durante a solenidade de entrega.

Para a titular da Semdec, Suely Collares, a obra traduz o alto nível de comprometimento do prefeito Clécio para com as demandas mais urgentes da população. “O poder público precisa estar atento e sensível às demandas de todos os segmentos da sociedade sob sua gestão. As melhorias que a prefeitura fez foram urgentes e fundamentais para os pequenos empreendedores que desenvolvem suas atividades na feira, mas irão refletir em benefícios para todos”. O investimento garantiu um espaço decente aos feirantes, promoveu um maior diálogo entre o poder municipal e os trabalhadores do local e respeitou o direito a um ponto tradicional de comercialização de alimentos que obedeça às normas sanitárias adequadas.

IMG_9884

“Essas são condições básicas e necessárias de acordo com a importância da feira no contexto histórico, econômico e social do município. Trata-se da promoção de um local decente de trabalho, aumentando a produtividade e melhorando o cotidiano da cidade. A razão de estarmos aqui hoje são vocês. Não estamos fazendo um favor, e sim cumprindo com a nossa obrigação. Essa obra beneficia os feirantes e também os consumidores, tirando esses trabalhadores de cima da lama e do esgoto. Mesmo sem muitos recursos, sem ajuda, fizemos um trabalho com carinho e qualidade. Um local modesto, mas limpo, bonito e adequado. Isso representa dignidade para o trabalhador”, disse o prefeito.

Participaram da entrega os senadores Davi Alcolumbre (DEM/AP) e Randolfe Rodrigues (Rede/AP), vereador Nelson Souza e secretariado municipal.

Ruth Helena Carrera/Asscom Semdec
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *