Prefeito Clécio Luís entrega títulos de posse e concretiza sonho de mais de 30 famílias

clecio2

A manhã deste sábado, 4, foi marcada por muita emoção para mais de 30 famílias que receberam das mãos do prefeito Clécio Luís as baixas de hipoteca de seus financiamentos imobiliários, que foram feitos intermediados pela Caixa Econômica Federal. Há 23 anos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (Emdesur) financiou 791 imóveis em vários bairros de Macapá, entre eles os conjuntos habitacionais Laurindo Banha, Embrapa, Vitória e algumas unidades isoladas.

Os beneficiários pagaram as parcelas dos imóveis, porém, não tinham garantia de posse, pois durante anos as gestões anteriores não repassavam as parcelas à Caixa Econômica Federal. O prefeito Clécio Luís negociou a dívida e se comprometeu em quitar os valores devidos. Diante disso, os títulos de posse começam a ser liberados para aquelas pessoas que quitaram os imóveis. Até o momento, foram entregues 302 baixas de hipoteca das 791 quitadas.

Acompanhado do deputado estadual Paulo Lemos, do diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização, Linike Lima e técnicos da prefeitura, Clécio Luís entregou as 30 baixas de hipoteca aos mutuários. “Hoje estamos vencendo uma batalha que foi travada por mais de vinte anos”. clecio1

O prefeito destacou que naquele momento estava-se sanando uma dívida histórica que foi acumulada durante anos. “Eu me sinto feliz de está cumprindo com algo que é nossa obrigação. Não estamos fazendo favor a ninguém. A falta de compromisso de gestões anteriores gerou uma extensa dívida para a Prefeitura de Macapá”.

Em junho de 2014, os contratos venceram e os mutuários descobriram que não podiam pegar a carta de quitação dos imóveis devido às dívidas com a Caixa. Depois de muito trabalho, a prefeitura, por meio da Emdesur, celebrou um acordo com o banco e colocou fim a pendência que envolvia a regularização de aproximadamente 791 imóveis na capital. Estamos garantindo um direito de quem comprou um bem que é tão importante para a vida de qualquer cidadão, que é a sua casa”, completou Clécio Luís.

A celebração desse acordo foi vantajosa para o Município, que voltou a atuar em parceria com a Caixa em projetos sociais do Governo Federal, como o Programa Minha Casa, Minha Vida, e para que as famílias tivessem os títulos de seus imóveis liberados. Dona Creuza Piedade Nascimento começou a pagar seu imóvel em 1987 e terminou há seis anos, porém, não tinha a propriedade do imóvel de fato. “Quitei e aguardava com muita esperança o título definitivo. Parabéns ao prefeito Clécio pela iniciativa”.

Adryany Magalhães/Asscom PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *