Prefeito Clécio Luís entrega UBS de Santo Antônio da Pedreira reformada à comunidade

15037275_942926309174050_7688841762711522980_n

O prefeito Clécio Luís reinaugurou no sábado, 19, a Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio da Pedreira. Localizada a 45 km da capital, a UBS existe há mais de duas décadas, inicialmente com uma estrutura de madeira em condições precárias de funcionamento. Esta é a 35ª obra na área da saúde entregue na gestão do prefeito Clécio, que, além de reformar UBS’s, reformou as bases do Samu, academias ao ar livre, Farmácia Popular, Central de Imunização, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa).

“Hoje, a comunidade de Santo Antônio da Pedreira está mais bonita com esta unidade recuperada e revitalizada, e cada vez eu me emociono mais em ver o quanto conseguimos levar melhorias não só na capital, mas também nos distritos mais distantes, tratando não somente de doença e sim de prevenção”, mencionou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

04131408537169
Na cerimônia, o prefeito anunciou que mais uma unidade do distrito da Pedreira passará por reforma, desta vez será a UBS do Abacate da Pedreira, por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, orçada no valor de R$ 512 mil. “Toda inauguração ou reinauguração é muito importante não só para mim, como prefeito, mas para todos os servidores, secretários e, principalmente, para a comunidade, pois serve de estímulo para fazermos mais e melhor. Todos sabem como a saúde no município estava um caos e desde que assumimos começamos a estabilizar a rede para chegarmos nesses avanços. Já existe um projeto para a construção da unidade do Abacate da Pedreira, que será referência para atendimento em todo o distrito. Nossa previsão é que em abril de 2017 estaremos aqui lançando mais uma obra da área da saúde que foi eleita como prioridade para o nosso próximo mandato, que inicia em janeiro”.

A UBS Santo Antônio atende várias comunidades do distrito da Pedreira, como São Joaquim, Boa Vista, Retiro, Bonito e outras ribeirinhas. O agente distrital Jonas Picanço ressaltou que esse é o início da transformação do distrito. “Nós, da região da Pedreira, estamos em festa. Quem mora aqui sabe como nosso posto era precário, e como essa unidade melhorará a vida não só dos moradores de Santo Antônio, mas de todos que moram na região. Hoje nosso sentimento é de gratidão ao prefeito Clécio por ter investido na nossa comunidade, beneficiando todos que moram aqui”.

Representando os vereadores presentes, Antônio Grilo mencionou os avanços perceptíveis na saúde. “Quando você vê uma unidade de saúde como esta, que era uma vergonha para a comunidade, temos que reconhecer que a administração está dando certo e que a saúde municipal engrenou”. A vice-prefeita eleita, Telma Nery, frisou que os avanços na saúde terão continuidade. “Não tem como não admirar o trabalho que vem sendo desenvolvido na saúde do município, e nosso compromisso é de continuarmos com uma gestão responsável e com a certeza de que muita coisa ainda acontecerá nos próximos quatro anos”.

juizleofurtadosalvador
“Não temos mais como retroceder. Hoje, dezenove dias depois da eleição, vemos que o trabalho não parou, que essa gestão não se acomodou e continua levando melhoria e serviços para aqueles que mais precisam. Esta unidade transforma a vida das pessoas que moram aqui, que sabem que se tiverem algum problema terão o atendimento na própria localidade sem precisar se deslocar até Macapá. Isso mostra o compromisso da gestão do prefeito Clécio”, ressaltou o deputado estadual Paulo Lemos.

A UBS de Santo Antônio da Pedreira, que não passava por reparos desde 2001, foi totalmente reformada e ampliada com a construção de uma sala de odontologia, sala para a realização de exames de malária, banheiros, espaço para inalação, farmácia, sala de curativo, copa, depósito, reforma do piso, partes elétrica e hidráulica refeitas e um espaço para o armazenamento do lixo da unidade. Além da ampliação, a UBS foi climatizada e recebeu equipamentos novos como macas, armários, braçadeiras, mesas, cadeiras, entre outros. O distrito da Pedreira possui nove agentes comunitários de saúde, um médico, uma enfermeira e sete técnicos de enfermagem. Quando necessitam do auxílio de uma ambulância são atendidos pela unidade móvel que fica na comunidade do Abacate da Pedreira.

img_2324-copy
Já estão licitadas aguardando liberação de recurso mais quatro unidades: Congós, Lélio Silva, Rosa Moita e UBS Fluvial. Outro dispositivo que será entregue em breve é a Carreta da Mulher – uma unidade móvel que fará exames preventivos como mamografia e PCCU. Estão também com licitação em andamento para processo de reforma as unidades do Brasil Novo, São Tomé, Ambé, Tracajatuba e Cantazal. As próximas a serem licitadas para construção são as unidades de Vila Progresso, Itamatatuba, Santa Luzia, Ilha Redonda, Abacate da Pedreira e Tessalônica.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega da UBS os vereadores Ulisses Parente e Auciney Maciel, e os vereadores eleitos Caetano Bentes e Rinaldo Martins.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *