Prefeito Clécio Luís inaugura novo prédio da Vigilância Ambiental

Em cerimônia feita na segunda-feira, 24, o prefeito Clécio Luís inaugurou o novo prédio do Departamento de Vigilância Ambiental de Macapá, no Cabralzinho. O espaço servirá como base para o desenvolvimento e planejamento das ações da vigilância em todo o município, garantindo a otimização dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes.

A Vigilância Ambiental consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. A finalidade do departamento é identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

O vereador de Macapá, Antônio Grilo, parabenizou a equipe e destacou a importância das ações que vêm sendo feitas pelo Município nos últimos anos. “É muito satisfatório para nós, enquanto representante do povo, ver o esforço da prefeitura em levar melhorias para a população”. Segundo a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, com a inauguração do prédio, os agentes de endemias terão um espaço melhor para trabalhar. “É um ambiente climatizado e totalmente equipado para melhor atender esses agentes”.

O Departamento de Vigilância Ambiental foi totalmente equipado com centrais de ar e outros aparelhamentos novos provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 217 mil, com contrapartida de R$ 26 mil da prefeitura, recursos que também contemplarão todas as Unidades Básicas de Saúde que irão receber ar-condicionado, cadeiras, longarinas, biombos, armários, cadeiras de rodas, estantes, entre outros equipamentos.

Para Randolfe, o resultado do trabalho que vem sendo feito pelos agentes, com uma redução nos índices de endemias, mostra a importância de cada vez mais investimentos na área. “Com esse novo espaço e melhorias nas condições de trabalho desses agentes, certamente chegaremos mais longe, reduzindo ainda mais os índices e quem sabe até a erradicação dessas endemias”.

Clécio Luís destacou a importância da entrega do departamento e falou sobre os resultados positivos já alcançados pelo Município. “Entregar esse prédio hoje para os nossos agentes é a realização de um sonho para nós. Este espaço é mais uma obra que está sendo entregue para o nosso município. Desta vez, para os nossos agentes de endemias, onde eles irão trabalhar o controle dos vetores da dengue, zica vírus, chikungunya, entre outros”.

O prefeito informou outros investimentos que estão sendo feitos na área da saúde, como o Centro de Reabilitação, que deverá ser entregue até o fim deste ano. Também estiveram presentes na cerimônia o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Josean Silva, o subprefeito da Zona Norte, Paulo Brito, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abraão e de Obras, Emílio Escobar, e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sérgio lemos.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Contato: 99119-2467
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *