Prefeito Clécio Luís participa da 11ª edição do Festival Amapá Sabor

Com mais de 60 pratos para degustação, teve início nesta quinta-feira, 7, a 11ª edição do Festival Amapá Sabor. A vitrine gastronômica realizada pelo Sebrae e Sindicato dos Bares e Restaurantes do Amapá (Sindbar) trouxe como novidade a mistura de sabores das cozinhas regional e internacional.

Quem prestigiou o evento foi o prefeito de Macapá, Clécio Luís, que ressaltou a importância da aproximação das cidades fronteiriças para o desenvolvimento local. ”Nós precisamos utilizar essa nossa relação transfronteiriça, e o Sebrae e o Sindbar trazem essa oportunidade quando abrem portas em eventos como esse, onde temos a presença da cozinha cubana, surinamesa e guianense. Isso enriquece essa nossa relação. A gastronomia é um dos principais produtos de exportação e, ao mesmo tempo, de atração para o estado. O evento também disponibiliza espaços para os produtores rurais, carro-chefe da gastronomia, temos artesãos, ou seja, um espaço repleto de riquezas da nossa cidade”, enfatizou.

O festival traz como tema o natal e conta com apresentações artísticas, venda de artesanato e oficinas de culinária. A proposta é mostrar para chefes do mundo inteiro o diferencial da culinária amazônica, por meio do açaí, tucupi, peixes e ervas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá e da Federação da Agricultura e da Pecuária do Amapá, Iraçu Colares, o festival coloca em evidência as riquezas gastronômicas do estado, além de fomentar a cadeia produtiva e fortalecer o setor primário, como a agricultura familiar. “Esse é um momento sublime, onde os chefes de cozinha transformam os produtos que vêm do campo em verdadeiras iguarias que podem hoje ser degustadas. O Sebrae, como um dos executores, contribui com as capacitações, que aprimoram e potencializam as técnicas de atendimento e controle de custo das empresas participantes do evento”, afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Amapá, Charles Borges, no festival é possível não só saborear as receitas, mas também aprender. “Esse é um momento onde podemos ensinar o que a gente mais ama, que é cozinhar e, de repente, também ter um negócio a partir desse experimento”, explicou.

O primeiro dia de evento proporcionou sabores aos mais variados paladares. Trouxe a culinária oriental com shushis, também hambúrgueres, peixes, camarões, crepes e doces. Quem esteve por lá com a família foi a empreendedora Ana Lamarão, que, além de participar expondo seus produtos, também não perdeu a oportunidade de experimentar os pratos. “É a segunda vez que eu participo, sempre trago a minha família para me ajudar e hoje também experimentaremos os pratos, que estão muito bonitos e cheirosos”, comentou.

O Festival Amapá Sabor Internacional 2019 acontece no período de 7 a 10 de novembro, das 18h às 23h, na Avenida Mário Cruz, entre o Teatro das Bacabeiras e a Praça Veiga Cabral, em Macapá.

Parceiros

São parceiros da realização do Festival Amapá Sabor Internacional 2019 a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Governo do Estado do Amapá (GEA), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Rede Amazônica e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap).

Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *