Prefeito Clécio participa de discussão sobre Região Metropolitana de Macapá

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, juntamente com os gestores dos municípios de Mazagão, João da Silva (Dudão) e de Santana, Ofirney Sadala, reuniram-se na segunda-feira, 20, com o governador do Amapá, Waldez Góes, para discutir sobre a Região Metropolitana de Macapá. A criação da área visa a possibilidade da realização de consórcio para licitações como da coleta de lixo, barateando custos e otimizando resultados.

Recursos para a construção de obras de infraestrutura, além de acesso a políticas públicas unificadas, são outras vantagens da criação da Região Metropolitana de Macapá. Segundo o governador, esse primeiro encontro teve o objetivo de começar o diálogo sobre o assunto, para que os três municípios possam discutir um plano de desenvolvimento dessa região e trabalhar a legislação pertinente. “Já existe um passo a passo previsto tanto na legislação federal quanto na estadual. Hoje instituímos esse grupo de trabalho para que possamos seguir dentro do planejamento”.

A reunião contou ainda com a presença de técnicos dos três municípios e dos presidentes das câmaras municipais, entre eles a de Macapá, o vereador Acácio Favacho. O prefeito Ofirney Sadala destacou a importância dos três municípios caminharem juntos na captação de recursos. “Assim podemos unir forças para que juntos possamos ter ajuda da bancada federal”.

O grupo de trabalho terá ainda a participação de dois representantes de cada município para discutir assuntos como saneamento básico, mobilidade urbana metropolitana e obras. O prefeito de Mazagão enfatizou que, com a construção da ponte, o município é o que melhor pode trazer investimentos para a região. “Com a integração dos três, não somente Mazagão, mas os demais municípios só têm a ganhar”.

Clécio Luís se colocou à disposição para ajudar nesse processo e destacou que já existe uma realidade nos três municípios que precisa ser discutida. “Com essa reunião, pretendemos dar o encaminhamento institucional que uma área metropolitana como essa requer. Esse foi o primeiro passo. Agora, vamos correr contra o tempo para discutir assuntos como mobilidade urbana, resíduos sólidos e outros assuntos dentro do que preconiza a lei. A palavra chave é compartilhamento, pois precisamos do envolvimento tanto dos três municípios quanto do Governo do Estado”.

A próxima reunião ficou marcada para quinta-feira, 2.

Adryany Magalhães/Asscom PMM
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *