Prefeito Clécio pede colaboração dos moradores para não jogar lixo nos canais

12305678_915434095176289_1224159879_n

A Prefeitura de Macapá tem atuado diariamente na manutenção urbanística da cidade e sensibilizado a população quanto à limpeza pública. Mas o depósito irregular e irresponsável de lixo ainda causa sérios problemas na capital. Na manhã desta quarta-feira, 2, o prefeito Clécio Luís acompanhou o mutirão de limpeza que ocorre na extensão do canal do Beirol, na Avenida Anhanguera, trecho entre Hamilton Silva e Leopoldo Machado, e em contato com os moradores pediu a colaboração para a manutenção da limpeza.

Cerca de 60 trabalhadores atuam com serviços de roçagem, capina, raspagem e remoção de entulho. Os trabalhos iniciaram pela rotatória da Rua Jovino Dinoá e seguem em toda extensão da via e ruas transversais. Clécio Luís cumprimentou os trabalhadores, agradeceu pelo empenho com a limpeza e organização da cidade e fez um apelo aos moradores para que não despejem lixo e entulhos nos canais.

“A prefeitura tem feito um trabalho de limpeza constante, mas cada um tem que fazer sua parte. Os canais recebem a manutenção necessária, mas o problema está no entulho que as pessoas continuam jogando nos canais, que acabam assoreando, impedindo a água correr com fluidez, provocando alagamentos que invadem as casas próximas. É inadmissível que a prefeitura ainda hoje tenha que limpar a frente das casas, isso é responsabilidade do morador. O trabalho ocorrerá sempre, mas só dará certo se cada um fizer a sua parte”, alertou Clécio Luís.

O comerciante Glefson Pelaes reside há mais de cinco anos nas proximidades do canal do Beirol e tem acompanhado as ações da prefeitura na região. “A prefeitura faz a limpeza e cabe a nós zelar por esse serviço”, reconheceu o morador. Um dos canais que mais receberam serviços de limpeza este ano foi do bairro Perpétuo Socorro, mas os moradores continuam depositando lixo às margens do canal. Em média são retiradas cerca de 10 toneladas de entulho semanalmente.

O período mais delicado do ano é o inverno, em que as chuvas e todo o lixo despejado nas vias e nos canais entopem as galerias e bueiros. Por isso o alerta: o lugar correto para o lixo é ensacado e acomodado nas lixeiras para que o carro coletor possa recolher e levar para o destino correto. A população pode denunciar o depósito irregular de lixo por meio do Disque Denúncia (9 9147.1050).

Andreza Sanches/Asscom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *