Prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, garante parceria com UEAP e 50 vagas para o curso de Matemática está próxima de ser realidade

O projeto de Interiorização da Educação da Universidade Estadual do Amapá – UEAP começará a ser executado no município de Amapá, de acordo com as expectativas, a partir do segundo semestre deste ano. A reunião onde os procedimentos para colocar em prática o planejamento foram definidos, ocorreu nesta quinta-feira, 8, entre o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, reitor da UEAP, Professor Dr. Perseu Aparício, analista técnico da instituição, Edielson Alencar, diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, secretárias de Educação, Nazaré Sucupira, e de Planejamento, Darcy Camelo.

A intenção dos gestores da UEAP e da Prefeitura é que, após os trâmites de legalidade para avaliação do Conselho Universitário sejam encerrados, o Termo de Cooperação seja assinado, e comecem as inscrições para o vestibular para o Curso de Matemática, oferecendo 50 vagas. O reitor Perseu Aparício anunciou que, acompanhando o projeto de Interiorização, pretende implantar o piloto da modalidade Cursos Livres e os de Extensão, com o objetivo de levar educação e conhecimento para pessoas de qualquer faixa etária, ramo profissional, e escolaridade.

“A UEAP quer contribuir com a capacitação da família inteira, seja do pescador, agricultor, ou professor, o importante é que todos tenham oportunidade de ir para uma sala de aula, seja para o ensino de nível superior, ou de capacitação técnica”. O reitor explicou que os cursos livres serão ofertados de acordo com a demanda que o município solicitar, e a Universidade irá atender dentro de sua capacidade técnica, e dos cursos oferecidos. “A modalidade livre será aplicada por técnicos da UEAP e de outros órgãos do Estado, e por universitários da instituição, que irão concorrer às bolsas para este ofício auxiliar”.


O curso de Matemática será presencial, com as aulas no Polo da UEAP que irá funcionar no anexo da escola Vidal Negreiro, com oito salas de aula. Em reunião na última semana, entre o prefeito Carlos Sampaio, comitiva municipal e governador Waldez Góes, ficou acertado que o Governo do Estado irá se responsabilizar pela reforma e adaptação do prédio.

“Estamos trabalhando confiantes que ainda em 2017 estaremos dando oportunidade para que a população de Amapá e região entre em uma universidade. Junto com a Ueap, nossa equipe está se esforçando para que no próximo vestibular sejam oferecidas as 50 vagas, mais os cursos livres e de extensão. Os sonhos estão se realizando”, disse o prefeito.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *