Prefeito de Macapá reúne-se com o governador do Amapá para alinhar medidas de enfrentamento ao aumento de síndromes gripais

No sábado (13), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reuniu-se com o governador do Amapá, Clécio Luís, e prefeitos de outros municípios do Estado, no Palácio do Setentrião, para discutirem medidas de enfrentamento ao aumento de notificações de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave no público infantil. O Governo do Estado decretou Estado de Emergência em saúde pública neste sábado.

Diante do exposto pelo Governo, o prefeito Dr. Furlan explicou as medidas que o Município vem adotando para ampliar a cobertura vacinal na capital e colocou as Unidades Básicas de Saúde do Munícipio à disposição nas ações de combate à situação.

“Nos comprometemos em intensificar os programas de vacinação e outras medidas que estão sendo conversadas com o Governo, como, se preciso for, a reabertura da Unidade de Triagem e Acolhimento do Santa Inês e a discussão de uma abertura precoce do Instituto Macapaense de Pediatria”, reforçou o prefeito.

Macapá já vem avançado em estratégias para vacinar o maior número de pessoas possível. Nesta semana, o Município ampliou a imunização para todos os públicos, além de reforçar a vacinação para idosos em domicilio; os pontos itinerantes nos bairros, incluindo nos finais de semana e feriados. As equipes de saúde cumprem um cronograma nas escolas municipais, incluindo creches; e as doses estão à disposição da população em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Os dois gestores das pastas de Saúde da capital acompanharam o prefeito Dr. Furlan na reunião: Érica Aymoré, secretária de Saúde, e Gilmar Domingues, secretário de Vigilância em Saúde.

Prefeitura de Macapá avança no combate à Influenza

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), de janeiro a abril, 29.578 doses da vacina contra a influenza foram aplicadas.

Luiz Felype Santos
Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *