Prefeitura abre cadastro virtual para afroempreendedores de Macapá

A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), disponibiliza um formulário online para coleta de dados sobre a realidade dos afroempreendedores macapaenses. O cadastro vai mapear o comércio realizado por esse segmento e promover a democratização da informação com a divulgação destes trabalhos.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, o formulário online vai criar uma base de dados consistente.

“O banco de dados permitirá a catalogação dos afroempreendedores e com esse registro, poderemos direcionar a política de igualdade racial no município. O formulário também será voltado para questões socioeconômicas, tanto da área urbana, quanto das áreas quilombolas e comunidades rurais”, explica a diretora-presidente.

Segundo o chefe de Empreendedorismo e Fomento do Improir, Renan Picanço, esta base levantada prevê a facilitação do acesso à informação, principalmente das comunidades tradicionais.

‘’Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas pararam de empreender e outras também iniciaram neste ramo. Os dados ajudarão a assistirmos melhor a população. Assim, o Instituto poderá promover ações eficazes, pois melhor responderemos às demandas’’, afirma Renan.

Cadastro

O afroempreendedor pode se inscrever a qualquer momento no site da Prefeitura de Macapá, através do link https://macapa.ap.gov.br/editais-e-publicacoes/

Para favorecer a mobilização e garantir o cadastro para quem não tem acesso à internet, a equipe do Improir levará uma apresentação itinerante às comunidades tradicionais, respeitando todos os critérios de prevenção da Covid-19.

Aline Paiva
Instituto Municipal de Políticas Públicas de Programação da Igualdade Racial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *