Prefeitura alinha com governos Estadual e Federal ações de intensificação para aumento da cobertura vacinal contra a gripe

Visando discutir medidas de enfrentamento ao aumento de notificações de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave no público infantil, a Prefeitura de Macapá reuniu na quinta-feira (18) com técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS) para tratar sobre alinhamento e intensificação de ações relacionadas à vacinação na capital.

“A determinação do prefeito Furlan foi abrir um programa para vacinar Macapá. Convidamos a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado e técnicos do Ministério da Saúde para apresentar o plano de trabalho que executamos na capital. Pedimos o apoio necessário, principalmente, no que concerne à questão de recursos humanos e de aparatos, para que possamos desenvolver o processo de vacinação na capital”, ressalta o secretário municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues.

Entre os assuntos dialogados, foi debatido o Programa Protege Macapá, que intensifica ações que se concentram na ampliação da cobertura vacinal, adoção de um protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados e a conscientização da população para a importância da vacinação; sistemas de informação, entre outros assuntos.

“Foi uma reunião satisfatória, considerando que fechamos vários encaminhamentos e a Vigilância em Saúde do Amapá se propôs a ajudar na nossa programação”, disse Domingues.

Participaram da reunião: o coordenador-geral do Laboratório de Saúde Pública e o consultor técnico do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Bruno Milagres e Felipe Cotrim.

Luiz Felype Santos
Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *