Prefeitura amplia rede de atendimento para pacientes com Covid-19 em Macapá

A partir desta quinta-feira (15), Macapá passa a contar com uma nova unidade para atendimento de casos da Covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubim Aronovitch atenderá pacientes sintomáticos 24h. Com a alteração, a Unidade Covid Santa Inês deixa de ser porta de entrada e será destinada ao recebimento de pacientes graves que aguardam transferência para um leito hospitalar.

“Por causa da situação da pandemia, tivemos que transformar a Unidade do Santa Inês em uma unidade de graves destinada aos pacientes que aguardam a transferência para um hospital do estado. Agora, a Rubim será mais um suporte para a população”, disse o prefeito, Dr. Furlan.

Com esta mudança, os atendimentos regulares da UBS Rubim Aronovitch serão transferidos para a UBS Perpétuo Socorro, que fará os atendimentos de casos não relacionados à Covid-19, com atendimento 24h.

“Essa alteração no atendimento foi efetivado com a finalização da instalação da usina de oxigênio”, disse a coordenadora de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Alessandra Reis.

A partir deste redesenho, o município terá quatro unidades vocacionadas ao atendimento de casos covid, UBSs Lélio Silva, Marcelo Cândia, Santa Inês e Rubim Aronovitch.

Estrutura

Desde janeiro a Prefeitura de Macapá promove uma série de investimentos em Saúde e isso passa pela implementação de um atendimento de qualidade nas UBSs referência para Covid-19. Até o momento, juntas, as quatro unidades possuem 25 leitos de observação, 25 leitos de estabilização, 16 leitos nas salas vermelhas e 23 poltronas de medicação.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *