Prefeitura amplia Rota de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos na orla de Macapá

 

O sistema de coleta de resíduos sólidos urbanos da Prefeitura de Macapá passa a seguir um novo cronograma na orla da cidade. O recolhimento do lixo inicia na Bacia das Pedrinhas e segue até o Canal do Jandiá, obedecendo os seguintes horários: 07h,11h, 14h, 18 e de 19h às 05h. Fiscais da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana orientarão os empreendedores para que os horários estabelecidos sejam cumpridos.

A nova medida tem como proposta evitar que o lixo seja despejado antes ou fora dos horários para evitar graves riscos à saúde da população e, também, problemas como o entupimento de bueiros e, consequentemente, alagamentos. Além de um melhor acondicionamento dos resíduos que tem como destino final o aterro sanitário.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, explica que a disponibilização desse novo cronograma vai possibilitar que todos os empreendedores da orla possam descartar o lixo de forma correta. “Nós ampliamos a coleta neste perímetro para que todos os empreendedores possam ter acesso ao serviço. Também estamos com nossa fiscalização fazendo a educação ambiental, sensibilizando a população macapaense, no sentido de manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, evitando descarte inadequado”, concluiu.

A Zeladoria Urbana dispõe do Disk Denúncia no número de telefone 99970-1078, que funciona em horário comercial, das 08h às 12h e das 14h às 18h. O contato também recebe mensagem de texto e WhatsApp.

Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Complementar nº 054/2008 do município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multas de até R$ 1.500,00, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *