Prefeitura de Macapá adere ao consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19

O município de Macapá aderiu ao consórcio público de cidades que manifestaram interesse na compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conta com a adesão de 1703 municípios de todo o Brasil.

A previsão da FNP é que até o dia 22 de março o consórcio seja constituído e instalado. As possíveis negociações iniciam a partir desta etapa oficializada, como explica o prefeito Dr. Furlan. “A expectativa pela vacina é a chance de revertermos o triste cenário que a pandemia tem imposto a tantos macapaenses. Nosso plano de imunização hoje depende do Governo Federal, mas precisamos estar preparados para todas as possibilidades de ampliar a aquisição de mais doses”, disse o prefeito.

Consórcio

O objetivo da FNP com a criação do consórcio público é oferecer suporte caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda do Brasil.

Juntos, os consortes poderão articular a aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos diante da situação emergencial enfrentada.

Para a compra das vacinas, os recursos poderão ser disponibilizados por meio dos municípios que compõem o consórcio, de aporte de verbas federais e de eventuais doações nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Macapá já articula junto ao senador Randolfe Rodrigues (Rede) a destinação de recursos no valor de R$ 3 milhões para a aquisição das vacinas contra a Covid-19.

Próximos passos

Com os consortes definidos, a FNP inicia o processo de formação legal da entidade. Em seguida, um projeto de lei deve ser aprovado nas câmaras municipais para autorização de adesão dos municípios ao consórcio público.

Por fim, com a criação de um CNPJ e a definição de sua diretoria, o consórcio poderá estar apto a fazer a compra dos imunizantes e negociações com laboratórios fabricantes.

A articulação para adesão de Macapá foi feita pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), que defende a união de esforços e frentes de trabalho que agilizem o processo de imunização da população.

“O município não poderia ficar de fora dessa iniciativa, a imunização dos macapaenses é prioridade para o prefeito Dr. Furlan. A vacina contra a Covid-19 representa esperança e trabalharemos todas as alternativas para trazê-la para Macapá”, ressaltou o subsecretário da Segov, José Ivo de Melo.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *